Os 7 (Sete) temas centraris da Rio+20

ENERGIA





















ENERGIA - Carvão na China e usina eólica na Dinamarca: As chamadas "energias sujas" estão aquecendo a atmosfera. A solução é aumentar os investimentos nas energias limpas, como eólica, solar e biomassa.

Alimentação

e Agricultura





















ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - Refugiados somalianos na Etiópia e cultivo de arroz no Vietnã: desafio é conciliar a produção de alimentos com a proteção ao ambiente. Solos, água doce, oceanos, florestas e biodiversidade estão sendo rapidamente degradados, ao mesmo tempo que é preciso alimentar os atuais 925 milhões de famintos.

EMPREGOS


EMPREGOS - Jovem busca emprego em classificados na Inglaterra; nos EUA, setor de construção volta a recrutar trabalhadores. A recessão econômica afetou a quantidade e a qualidade dos empregos. Para os 190 milhões de desempregados, será preciso criar "empregos verdes": vagas na agricultura, indústria, serviços e administração que contribuem para a preservação ou restauração do ambiente.

CIDADES SUSTENTÁVEIS





















CIDADES SUSTENTÁVEIS - Mercado popular em Lagos, na Nigéria, e estacionamento com cobertura de painéis solares em San Diego, na Califórnia: às voltas com enormes problemas ambientais, como poluição, congestionamentos e falta de moradias, cidades serão parte importante da discussão sobre sustentabilidade nos próximos anos.

Água


















ÁGUA - Rio poluído com metais pesados na China; na Nigéria, acesso à água potável é crítico. Até 2050 pelo menos uma em cada quatro pessoas viverá em um país afetado por escassez crônica ou recorrente de água potável, segundo a ONU.

Oceanos





















OCEANOS - Porto de Wimereux, no norte da França, é surpreendido por ondas gigantes; na Patagônia chilena, derretimento das geleiras já é uma realidade. Ao longo da história, oceanos e mares têm sido canais vitais para o comércio e transporte, mas sofrem com a poluição, a exploração predatória da pesca e o aquecimento global.

DESASTRES NATURAIS





















ESASTRES NATURAIS - Pai caminha com a filha em área que sofreu enchente na Dinamarca; Sacedón, Espanha, registra a pior seca de sua história. Um dos maiores efeitos do aquecimento global é o aumento dos eventos climáticos extremos, como enchentes, tsunamis, furacões e outros grandes desastes naturais.
Fonte: folha.com

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top