NASA atualiza mapa de altura das florestas no planeta


Pesquisadores da NASA lançaram uma versão do Google Earth de um mapa que mostra a altura das florestas do mundo.



O mapa foi publicado pela primeira vez em 2010 por Michael Lefsky, da Universidade Estadual do Colorado, e atualizado ano passado por Marc Simard, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Altura da floresta na Indonésia e países vizinhos

 .
Ele é baseado em dados do Sistema Altímetro Laser de Geociências (GLAS) do satélite ICESAT e do Espectroradiômetro de Resolução Moderada de Imagens (MODIS) dos satélites Terra e Aqua da NASA, e incorpora dados adicionais de elevação da Missão Topográfica por Radar Interferométrico (STRM) e informação climatológica da Missão de Medição de Chuvas Tropicais (TRMM) e da base de dados Worldclim.


O mapa atualizado tem uma resolução mais alta do que o original, permitindo que os usuários vejam variações na altura das árvores dentro de um ecossistema, como as diferenças entre a floresta de várzea inundada sazonalmente e a floresta tropical de terra firme na Amazônia.

Altura da cobertura (copa das árvores) da floresta amazônica.
De acordo com o mapa, as florestas são geralmente mais altas nos trópicos, com exceção das regiões no Noroeste do Pacífico e no leste da Austrália.

“Em geral, as alturas das florestas são maiores perto do equador e diminuem à medida que as florestas se aproximam dos pólos”, escreveu Adam Voiland, do Observatório Terrestre da NASA.

“Uma exceção: as florestas temperadas da Austrália oriental, que são de eucalipto, uma das plantas mais altas do mundo, atingem alturas similares. O mapa mostra que florestas temperadas de coníferas no Noroeste do Pacífico – cheias de abeto de Douglas, abeto ocidental, pau-brasil e sequoia – são lar de árvores excepcionalmente altas que também crescem muito distantes do equador. Em contraste, as florestas boreais no Canadá, norte da Europa e Rússia (compostas principalmente de abeto, pinheiro e lariço) tendem a ter alturas de menos de 20 metros.”

Veja o site que apresenta os projetos de pesquisa do Dr. Marc Simard, cientista sêniorno Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. O objectivo geral é combinar radar e de sensoriamento remoto LIDAR para caracterizar as paisagens florestais em 3D.

Os produtos gerados pela ciência Simard e colaboradores têm quatro principais componentes:
1 - Mapeamento de escala global de altura da cobertura e biomassa em resolução espacial de 1km.

2- Melhorar Shuttle Radar Topography Mission conjunto de dados de elevação (SRTM), utilizando Geoscience ICESat do Altímetro Laser System (GLAS).
3 - Mapeamento de alta resolução espacial da altura da cobretura e biomassa por meio de abertura sintética polarimeteric radar interferométrico (polinSAR) e LiDAR.
4 - Mapeamento dos manguezais e a cobertura da altura das florestas, a biomassa, produtividade e avaliação de vulnerabilidade à ação antrópica e as mudanças do nível do mar.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top