Pense num avanço tecnológico, e essa bicicleta, a Wörthersee e-bike, tem. Projeto da fábrica de automóveis alemã Audi, ela pode ser pedalada normalmente, claro, e isso é facilitado pela estrutura de ultimíssima geração, com chassis de fibra de carbono especial e rodas de plástico endurecido e ultrarresistente, de forma que pesa apenas espantosos 20,9 quilos.
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Mas ela dispõe de um motor elétrico de 3 HP, tocado por baterias de lítio recarregáveis devidamente ocultas no chassis e, além do modo “Pure” (pura energia humana), opera em outros quatro modos: “Pedelec” (pedais e motor, o que lhe permite chegar facilmente a 75 quilômetros por hora), “eGrip” (só eletricidade), “Wheelie” (energia elétrica, automaticamente, quando a roda dianteira está no ar) e “Training” (o motor mantém a velocidade desejada mesmo em subidas ou com forte vento contrário).
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Computador de bordo? Sim. É ele quem controla os modos “Wheelie” e “Training”.
Freios? Bem, são hidráulicos e a disco.
Câmbio? Claro — com nove marchas.
Algo mais? Sim, a bicicleta pode ser acionada pelo iPhone do dono.
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O protótipo, que já havia sido previamente anunciado, foi finalmente apresentado em evento encerrado neste sábado em Reifnitiz, à beira do lago Wörthersee, na região alpina de Caríntia, na Áustria. Trata-se do 31º Wörthersee Tour, um evento de três dias em que o Grupo Volkswagen mostra novidades, projetos e protótipos para o futuro de suas marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.
A Audi não informou quando a e-bike estará à venda.
Veja agora no vídeo a superbike em ação, bem como detalhes de seu planejamento e construção: