Há pouco
tempo publicamos aqui uma
entrevista cujo tema eram jogos
de consciência e de responsabilidade social – os chamados ‘jogos sérios’. Com a
proximidade da Rio+20,
conferência da ONU que debate a sustentabilidade, um dos assuntos sérios em
voga é o meio ambiente, as energias limpas e a economia verde.
E esse é
tema do Game Change Rio, desenvolvido
pela parceria entre a Biovision, a CodeSustainable e o Millennium Institute. O
jogo começou a circular nesta terça no Facebook e tem os mesmos princípios dos
games que inundam as plataformas sociais – gerenciamento da situação, troca de
informações e acompanhamento dos resultados.
O objetivo? Fazer do mundo um lugar mais limpo, que cresça sem
poluir, onde todos têm o que comer e que, enfim, sobreviva ao desenvolvimento
industrial. Basicamente, trata-se de aplicar políticas de sustentabilidade para
atingir metas levando em conta verba, recursos e tempo necessários que as
mudanças tenham efeito. Dá para se envolver com agricultura, energia, pesca e
todo tipo de atividade relacionada ao meio ambiente. Tudo isso enquanto você
assume o papel do economista chefe da ONU para o Meio Ambiente. Isso, sinta-se
importante.
Os dados das simulações foram os mesmos que o Millennium
Institute usou para o Programa de Meio Ambiente e para o Relatório de Economia
Verde da ONU. Coisa séria.
A ideia para a criação do Game Change Rio partiu do pensamento de que os jovens
precisam ter conhecimento das importantes decisões que serão tomadas na Rio+20,
revela Matthew Herren, um dos desenvolvedores do jogo. “Afinal, são eles que
terão de lidar com os problemas do mundo no futuro. Jogos são uma ferramenta
importante para conectá-los a assuntos sérios”, analisa.
De acordo com Herren, as redes sociais serão uma ferramenta
poderosa. “Esperamos que os jogadores não apenas se divirtam, mas aprendam
sobre os problemas do mundo e compartilhem isso. Nosso alvo é uma audiência
global”, avalia.
Herren também pontuou os benefícios dos jogos para ações de
conscientização. Segundo ele, o ‘fator jogador’, a experiência é o que conta
mais. “É uma situação de aprendizado interativo. É muito melhor que ler a
opinião dos outros”, considera.
Quem for à
Rio+20 vai encontrar Herren e sua equipe. Como o jogo é diretamente ligado à
conferência, o plano é montar um stand com um mural atualizado em tempo real
com o resultado dos jogadores. O melhor pontuador, aliás, ganha uma viagem para
o Rio (mais especificamente para o encontro, mas vai poder pegar uma praia
também).
Fonte: estadao.com.br