Simepar utiliza veículo aéreo não tripulado na coleta de dados ambientais


O Simepar está utilizando nova tecnologia para coletar dados em áreas agrícolas e ambientais. Foto Simepar


O Instituto Tecnológico Simepar está utilizando uma nova tecnologia para coletar dados em áreas agrícolas e ambientais: é o veículo aéreo não tripulado, ou simplesmente vant.
Um aeromodelo da marca Piper foi transformado em vant pela integração de um piloto automático da marca Micropilot, de fabricação canadense, com câmera digital de alta resolução.
Controlado a distância por meios eletrônicos e computacionais lógicos programáveis, o vant está sendo empregado pelo Simepar em ações de monitoramento atmosférico e ambiental com custos bem inferiores em relação aos voos tripulados.
Dotados de interface gráfica que permite definir um plano de voo com dados de altura, velocidade, coordenadas do trajeto e das imagens a serem geradas, os vants do Simepar incorporam recursos como sensores e métodos de comunicação de dados em telemetria.
O mais sofisticado tem flutuadores para pouso em água. Esta tecnologia é adaptada às características de peso e espaço de cada vant, buscando a melhor relação custo-benefício.
“O Simepar concebe, projeta, desenvolve, adquire e configura o vant de acordo com a missão que o equipamento deve cumprir”, explica o pesquisador José Eduardo Gonçalves, responsável pelo projeto, que começou a ser desenvolvido em 2008 em parceria com o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná. Segundo ele, a inteligência está na melhor configuração possível para determinada necessidade.
Ao apostar na tecnologia, o Simepar fez investimentos iniciais na configuração da aeronave para múltiplos usos, desenvolvendo um protótipo com diversas aplicações em pesquisa, ensino e serviços. “O monitoramento aéreo por meio de vants requer conhecimento e integração tecnológica de áreas como miniaturização de sensores ambientais, telemetria de imagens e vídeo, processamento e georreferenciamento, bem como adaptação e projeto de aeronaves”, observa o diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite.

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