1ª equipe olímpica neutra em emissões poderá ser a Espanhola


Tocha das Olimpíadas: o programa também inclui um ambicioso
 plano de reflorestamento, incluindo a construção de um
 simbólico "Bosque Olímpico"

O objetivo da ação é demonstrar um programa de compensação de gases poluentes para os Jogos Olímpicos de 2020.


O Comitê Olímpico Espanhol (COE) iniciou um projeto de redução e compensação de gases poluentes com o objetivo de se tornar a primeira equipe olímpica neutra em emissões já nos Jogos de Londres.
Concebido pelo COE e pelo departamento de informação ambiental da Agência EFE - o chamado EFEverde -, o projeto pretende reduzir e compensar a emissão de poluentes da equipe olímpica da Espanha e também alavancar a candidatura de Madri como sede dos Jogos em 2020.
Isso porque, se a capital espanhola for confirmada como a sede dos jogos de 2020, esse programa deverá ser estendido para todas as delegações presentes na competição, uma medida que poderia resultar nos primeiros Jogos Olímpicos "neutros" da história.
O projeto, denominado "Bosques olímpicos", foi iniciado com a distribuição de um Guia de Sustentabilidade aos atletas da delegação espanhola que seguirá para Londres, o qual aborda uma série de conselhos básicos para reduzir as emissões poluentes, controlar o consumo de energia e também reduzir o volume de resíduos gerados.
O presidente do COE, Alejandro Blanco, assinala neste próprio Guia que "o esporte espanhol, tão intimamente ligado ao ar limpo, aos espaços abertos e à vida saudável, deve aproveitar seu êxito para se transformar em um exemplo".
Blanco também declarou que o COE deseja que a Espanha seja "a primeira equipe neutra em emissões" e que este programa seja um argumento importante a favor da candidatura de Madri em 2020.
Para conseguir as tais compensações, o programa também inclui um ambicioso plano de reflorestamento, incluindo a construção de um simbólico "Bosque Olímpico" na capital espanhola.
Além de empresas especializadas na medição de carbono e de reflorestamento, o projeto iniciado pelo COE também conta com apoio da prefeitura de Madri e outras vinculadas à candidatura.
Já o guia que será distribuído aos atletas olímpicos espanhóis também estará disponível para download no site do COE (http://www.coe.es) e da EFEverde (http://www.efeverde.com). 
Fonte: Exame.com

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top