App para ajudar cegos. O programa lê informações sobre os locais mais próximos e reproduz possíveis endereços e detalhes por áudio aos usuários com deficiência visual.


Para quem duvidava da utilidade do Foursquare, um novo aplicativo que se baseia na tecnologia do site acaba com as desconfianças de qualquer um: ele atua como um guia para pessoas cegas, integrando o VoiceOver nativo da Apple ao serviço da rede social. Chamado de BlindSquare, o programa lê informações sobre os locais mais próximos e reproduz possíveis endereços e detalhes por áudio aos usuários com deficiência visual.

Desenvolvido em apenas seis meses, o app é um misto de tecnologia de GPS, realidade aumentada e auxiliar por voz. Segundo o seu criador, o finlandês Ikka Pirttimaa, o programa é um companheiro e tanto para os cegos. Ele custa US$ 14,99 (cerca de R$ 30) na App Store e, de acordo com os responsáveis, o alto preço é devido à utilização da tecnologia que traduz o texto para voz.

“O usuário usa o app quando precisa de ajuda. O BlindSquare ajuda a criar um mapa com informações sobre as ruas e os locais próximos, como restaurantes, cafés, etc. Ele não somente mostra estes detalhes como também lhe ajuda a sentir o que está perto de você”, explica Ikka em entrevista ao site Mashable.

Pirttimaa explica, com uma situação bem prática, para que o BlindSquare pode servir. O desenvolvedor destaca o app como um ótimo auxiliar nos transportes públicos, nos quais normalmente quem tem deficiência visual para dificuldades de se localizar. “Quando um cego anda de ônibus, muitas vezes não sabe onde descer. Agora, ele pode ouvir as dicas pelo smartphone e saber exatamente em qual local se encontra”, completa.

O aplicativo está disponível mundialmente, em todos os locais onde funciona o Foursquare. E ele também permite que os cegos façamcheck-in em seus lugares favoritos. Para isso, basta agitar o dispositivo móvel quando ouvir o nome da rua onde a pessoa se encontra. Caso você tenha se interessado e esteja pensando em fazer o download o app, há também um guia disponível na Internet detalhando cada função do programa (em inglês).
Fonte: Techtudo via Mashable

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top