Caixa eletrônico sustentável


Projeto Banco Contemporâneo é o primeiro
 caixa eletrônico feito com matérias-primas sustentáveis.

Edra Equipamentos, especializada em diversas soluções para o setor bancário, levou um ano para desenvolver esse produto que promete chamar a atenção não só pelo caráter sustentável mas também, pelo visual: “Depois das pesquisas com diversos bancos e cerca de quinhentos usuários, definimos o conceito da cabine e promovemos um concurso entre vários arquitetos para a escolha do design. A seguir, fechamos alguns acordos com os fornecedores das matérias-primas”.
As paredes e o teto da cabine são de materiais compósitos, um tipo de plástico bastante resistente. Porém, ao invés de empregar resinas convencionais, oriundas do petróleo, a Edra Equipamentos selecionou um polímero derivado parcialmente de fontes renováveis, como plantas oleaginosas, produzido pela Elekeiroz S.A. “Para fabricar essa resina, a Elekeiroz ainda reutiliza polímeros pós-consumo como, por exemplo, garrafas PET”. O piso também é sustentável: de madeira plástica, é composto por mais de 90% de resíduos de embalagens descartadas.

Além disso, para reduzir o consumo de energia elétrica, a Edra Equipamentos optou pela instalação de painéis solares fotovoltaicos, que alimentam lâmpadas LEDs, bem mais potentes e econômicas. “Mas, durante o dia, a iluminação natural é garantida por um sistema denominado Solatube, que capta e difunde a luz no ambiente”, observa. O ar condicionado escolhido apresenta consumo médio de 7.000 BTUs, menos da metade dos aparelhos comuns. “Ajudou na redução dessa necessidade de energia para resfriar a cabina o uso de filmes especiais da 3M, que impedem a passagem de mais de 80% dos raios infravermelhos”.
Outra novidade proposta pelo Projeto Banco Contemporâneo é o “telhado verde” fornecido pela Sky Garden. Com a instalação, na parte superior, de um coletor de água da chuva é possível cultivar coberturas vegetais. “Além dos ganhos estéticos, essa alternativa melhora o conforto térmico e acústico dos usuários”. A cabina ainda pode ser fornecida com diversos acessórios ambientalmente amigáveis, como lixeiras feitas de fibras naturais e detalhes arquitetônicos produzidos com vidro reaproveitado.
Amiga do meio ambiente, a nova cabina também respeita os usuários com necessidades especiais de locomoção. Mais do que atender plenamente à norma NBR 9050, que determina o grau de acessibilidade dos mobiliários urbanos, o produto da Edra Equipamentos conta com porta automática e rampa de acesso, itens que não fazem parte dos caixas eletrônicos comuns.Para mais informações, acesse www.edraequipamentos.com.
Fonte: 3M

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top