Eco Modern Flats - Reforma de complexo residencial estudantil recebe LEED Platina nos EUA

O Eco Modern Flats é um projeto de reforma sustentável. A transformação feita em um antigo complexo habitacional foi a primeira a conquistar o selo LEED Platinum para apartamentos residenciais no estado norte-americano do Arkansas.



Os quatro prédios trabalhados pertencem a um antigo conjunto, construído entre 1968 e 1972. Apesar de ter ótima fundação e grandes paredes de concreto, os apartamentos não possuíam eficiência alguma em termos de conforto térmico, qualidade do ar e apelo estético. Eram apenas quatro blocos independentes e pouco atrativos.


A transformação do local foi idealizada pelos arquitetos do Modus Studio, que aproveitaram opções sustentáveis para deixar os edifícios mais eficientes, agradáveis visualmente e também mais atrativos e úteis aos moradores e à comunidade local. O projeto contou com soluções de design de baixa tecnologia e preços acessíveis.

O complexo está localizado ao lado da Universidade do Arkansas. Este fato também serviu de norte para a revitalização do prédio, para que ele se tornasse bastante funcional e oferecesse muitos espaços de convívio aos jovens.
Os antigos espaços residuais entre os prédios foram transformados em pátios, com terraços públicos e privados e decks, que oferecem conexões com a paisagem e reintegram a imagem do conjunto. Além disso, essa nova estrutura proporciona um estilo de vida mais sustentável aos moradores, que são incentivados a passar mais tempo do lado de fora de suas residências.


Os arquitetos tiveram o desafio de executar todo o projeto com orçamento e cronograma apertados. Foram usados painéis que mesclam a durabilidade do aço e o calor natural da madeira de cedro. Assim foram feitos os terraços, varandas, passarelas e a escada que leva os moradores ao terraço.
O complexo conta com 96 apartamentos de um dormitório cada, cuidadosamente planejados, com acabamentos duráveis, limpos e sustentáveis. Os arquitetos também fizeram alterações na estrutura original do edifício, acrescentando grandes janelas, portas de correr e espaços abertos multifuncionais. Assim, cada unidade conta agora com uma área viva ao ar livre, um terraço e um pátio murado, tudo construído a partir de espaços anteriormente não utilizados ou subutilizados. Com informações do Archdaily.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top