Energia eólica: upgrade na matriz


Da Agência Ambiente Energia  - O Complexo Eólico Alto Sertão I, um empreendimento da Renova Energia – empresa do Grupo Cemig especializada na geração de energia renovável, foi inaugurado na segunda-feira, 9 de julho, no sudoeste da Bahia. Considerado o maior do gênero na América Latina, o complexo eólico irá gerar 294 MW de energia, o que representa um incremento de 29,4% na matriz eólica do País, atualmente na ordem de 1 GW.
Localizado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, o empreendimento teve investimentos de R$ 1,2 bilhão e é composto por 14 parques, que tiveram sua energia comercializada para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
São 184 aerogeradores de 1,6 MW e cada parque irar gerar até 30 MW. A energia gerada pelo Complexo Alto Sertão I é suficiente para garantir o consumo de uma cidade com 540 mil residências ou cerca de 2,16 milhões de habitantes, considerando quatro pessoas por residência.
Compromisso – Descrição: D:Documents and Settingse0099yoDesktopFotoParqueLogo.jpgO Complexo Eólico Alto Sertão estava apto para operar em 1º de julho de 2012, mas antes mesmo da data todos os parques estavam prontos para entrar em funcionamento. “Consideramos o empreendimento um case de sucesso em execução porque além de termos conseguido antecipar a data da entrega, o projeto teve rentabilidade acima da estimada inicialmente”, afirma Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia.
Com a entrega dos parques, a Renova se prepara para mais uma etapa de obras e investimentos na Bahia. Em pouco mais de dois anos, outros 15 parques eólicos serão inaugurados: seis em 2013, com capacidade de 163 MW de potência instalada; e nove parques em 2014, com capacidade para gerar até 212 MW. Os parques foram contratados pela Renova durante os leilões de 2010 e 2011, respectivamente, e os contratos, formalizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), têm prazo de 20 anos.
Sustentabilidade - Os 14 parques eólicos estão localizados nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi. A chegada da Renova à região impulsionou a economia local, tanto pelo aumento dos tributos arrecadados, como pela geração de receita com a mão de obra utilizada na construção do empreendimento.
Além disto, como parte de sua política de responsabilidade social e ambiental, a empresa desenvolveu um portfólio de projetos que vão garantir o desenvolvimento sustentável dos negócios, ao mesmo tempo que traz benefícios para toda a sociedade. Para colocar em prática esta política, a Renova Energia está investindo R$ 9,4 milhões no Programa Catavento, iniciativa que reúne 20 projetos sociais.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top