Painéis solares de dupla face aumentam eficiência em 50%


A grande limitação da energia solar é o rendimento dos painéis responsáveis por converter a luz solar em eletricidade. Pensando nisso, a Bsolar, uma empresa de Israel, usou uma lógica simples e interessante para aprimorar o poder de geração dos painéis: aumentou a área de exposição sem aumentar o tamanho das células.
Painéis com dupla face podem tornar a energia solar mais eficiente no futuro (Foto: Divulgação) (Foto: Painéis com dupla face podem tornar a energia solar mais eficiente no futuro (Foto: Divulgação))Painéis com dupla face podem tornar a energia solar mais eficiente no futuro (Foto: Divulgação






O conceito, que pode parecer estranho, é, na verdade, a grande sacada dos técnicos da Bsolar. Eles perceberam que, hoje, um painel solar comum tem apenas uma face voltada para o Sol, e, por isso, a área útil para geração está limitada à área correspondente a essa face. A ideia foi passar a usar, também, a outra face do painel. A empresa batizou o projeto de Bifacial.
Como é fisicamente impossível voltar as duas faces para o mesmo ponto no espaço, a Bsolar trabalhou num criativo conceito que reflete a luz do sol para que ela chegue à parte posterior do painel. Em testes, a técnica se mostrou animadora: o aumento de eficiência, quando o painel Bifacial é colocado na vertical, bateu a casa dos 50%.
Esquema explica o funcionamento do painel dupla face (Foto: Reprodução) (Foto: Esquema explica o funcionamento do painel dupla face (Foto: Reprodução))
Esquema explica o funcionamento do painel dupla
face (Foto: Reprodução)
O número é mais significativo quando se considera que os painéis solares mais avançados convertem, apenas, de 30 a 35% da luz que recebem. A ideia de painéis solares de dupla face já existe há alguns anos, mas os projetos mostravam-se excessivamente caros e não ofereciam grandes acréscimos na geração de energia. A Bsolar já negocia o licenciamento de sua tecnologia para diversos fabricantes de painéis solares.
Fonte: techtudo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top