Sacolas desenvolvidas pelo Centro de Intervenção e Estimulação Precoce (CIEP) Vovó Biquinha chegam a Galway na Irlanda


Groupama venceu última regata in-port da etapa de Itajaí
 da Volvo Ocean Race, em Santa Catarina
Foto: Elizângela Cardoso/vc repórter

As Eco Bags, sacolas criadas por voluntárias do Centro de Intervenção e Estimulação Precoce (CIEP) Vovó Biquinha, de Itajaí, a partir da utilização do material utilizado nos banners e outras peças promocionais do Stopover Itajaí, chegaram a Europa. Durante a realização da etapa final da regata de volta ao mundo a comitiva de Itajaí entregou à organização geral da Volvo Ocean Race (foto).
O material, além de divulgar a regata, também reverte em recursos para a instituição sem fins lucrativos, que atende 120 crianças de zero a seis anos, muitas delas, com deficiências ou em situação de vulnerabilidade social. No primeiro momento a instituição confeccionou 70 sacolas, cada uma comercializada a R$ 50,00 a unidade. Outras Eco Bags estão sendo confeccionas, porém, a instituição não divulga o volume final, o que vai depender do aproveitamento do material doado.
“A ideia de reaproveitar estes materiais foi de prorrogar o clima de sustentabilidade que foi vivenciado durante a passagem da VOR em Itajaí, revertendo-os em benefícios diretos às 120 crianças atendidas pela Associação”, explica a vice presidente da instituição, Mara Diogo Fernandes. Com os banners que estiveram expostos da Vila da Regata de Itajaí, o grupo de voluntárias do CIEP vem confeccionando variados modelos de ecobags, bolsas, nécessaires, cases para notebooks, dentre outros produtos.



Mara complementa que o CIEP Vovó Biquinha, realiza há 32 anos um trabalho de educação infantil inclusiva, reunindo no mesmo espaço educacional, crianças com deficiência, crianças no padrão da normalidade e crianças em situação de vulnerabilidade biopsicossocial. A delegação de Itajaí em Galway é presidida pelo prefeito Jandir Bellini e conta com o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, com o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, com representantes da imprensa de Itajaí e SC e membros do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí.







O projeto Itajaí Stopover Sustentável foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Otimismo para o retorno da VOR às terras catarinenses – Itajaí continua otimista na disputa para sediar as edições 2014/2015 e 2017/2018 da Volvo Ocean Race. O processo de escolha está na quarta etapa e 35 cidades ainda estão concorrendo. Já passamos por três fases eliminatórias e agora estamos entrando na reta final. O sucesso da parada Itajaí, de 4 a 22 de abril deste ano, aliado a excelente aprovação pela organização da regata, nos trazem as melhores expectativas, informa o secretário Executivo do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, João Luiz Demantova.

Durante a parada da regata em Itajaí, em abril, o CEO da VOR, Knut Frostad, afirmou à imprensa que o município somente não participará das próximas edições se não quiser. O presidente do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, Amílcar Gazaniga acredita que o sucesso da regata em Itajaí foi possível devido ao engajamento da sociedade como um todo no processo de realização. O êxito obtido somente foi alcançado devido à união entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, que apoiou e trabalhou junto com os organizadores antes e durante a realização da regata, afirma.
Com informações de: novo.itajai.sc.gov.br e Portal Comunique-se

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top