Aprenda a fazer um brigadeiro sustentável


 Foto: Negativz/Flickr

Quem aproveita os alimentos em sua totalidade, sabe os benefícios que essa prática traz, não só para o nosso corpo, mas também para todo o planeta. Ingredientes que costumam ir para o lixo podem esconder grandes segredos da culinária sustentável.


A sustentabilidade na cozinha é simples, prática e valoriza cada parte que compõe uma receita. Quem sabe aproveitar tudo o que os ingredientes podem oferecer, sempre descobre novos sabores e também contribui para o fim do desperdício dos alimentos em nossa sociedade.

Outra característica da culinária sustentável é utilizar ingredientes regionais no preparo da receita, e, para isso, nada melhor do que fazer um brigadeiro, doce típico da culinária brasileira. A origem do nome é desconhecida, mas, diz a lenda, que o doce foi nomeado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, um candidato “galã” que se candidatou à Presidência da República em 1946 e 1950.

A receita era preparada por seus seguidores nos eventos da campanha política, e foi chamada, por um bom tempo, de “docinho do Brigadeiro”. Mesmo não tendo assumido a Presidência da República, a guloseima tornou-se ícone da culinária brasileira, sobretudo nas festas infantis. Para fazer a versão sustentável da receita, utilizando cascas de banana, você vai precisar de:

1 lata de leite condensado;
½ lata de leite (integral ou desnatado) – (use a lata de leite condensado);
13 cascas de bananas lavadas (qualquer tipo, menos banana da terra);
1 colher de sopa de margarina;
4 colheres de sopa de amido (Maizena);
6 colheres de sopa de achocolatado em pó;
200 gramas de chocolate granulado.

Modo de preparo
Primeiro, bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura em uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre. Assim que o brigadeiro descolar do fundo da panela, sua receita está pronta. Depois de esfriar, faça pequenas bolinhas e cubra-as com o chocolate granulado. Com informações da Rádio CBN.
Fonte: CicloVivo


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top