Parques Estaduais de SP oferecem diversas opções de lazer para o verão


Foto: Divulgação/Fundação Florestal

A temporada de verão se aproxima e quem gosta de viajar para o litoral já pode começar a fazer planos de passeios. No Litoral Norte de São Paulo, além do turismo de sol e praia, os parques estaduais oferecem boas opções de contato com a natureza, prática de turismo de aventura e conscientização ambiental.
Ao todo, são seis Unidades de Conservação abertas ao público, com roteiros variados, que contemplam desde belas cachoeiras, até pontos históricos e culturais, passeios por manguezal, praias paradisíacas, turismo de base comunitária e outros.

A Fundação Florestal é responsável pela preservação da Mata Atlântica remanescente nas quatro cidades do Litoral Norte e em diversas regiões, por meio de Unidades de Conservação  espalhadas por todo Estado de São Paulo. Em Ubatuba, está situado o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Picinguaba e o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA). O Litoral Norte conta também com os núcleos Caraguatatuba e São Sebastião, além do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb).

Para visitar as Unidades de Conservação (UC) e fazer os passeios oferecidos por elas, é necessário fazer agendamento prévio. Os valores dos roteiros são variados e devem ser consultados diretamente em cada UC.  Para realização de qualquer trilha, é obrigatório o uso de tênis e calça comprida. Itens como repelente, protetor solar, óculos de sol e capa de chuva são fundamentais para uma visita agradável aos parques. Algumas reservas não oferecem infraestrutura de alimentação, por isso, é recomendável informar-se sobre a necessidade de levar lanche e água. Devido às condições climáticas, todas as atividades podem sofrer alterações sem aviso prévio. A maioria das atividades requer um meio de transporte como van, ônibus ou embarcações.

Para quem prefere se aventurar pelo interior do Estado, o Parque Estadual do Rio Turvo, o Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque Estadual Caverna do Diabo são opções de lazer e ecoturismo garantidos.

Para conhecer todas a Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal, acesse o link UCs, do portal www.ambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/.
Abaixo é possível visualizar informações detalhadas sobre alguns dos parques paulistas:
 
Parque Estadual da Serra do Mar (PESM)

PESM - Núcleo Caraguatatuba
Trilha Noturna - Além da experiência inusitada, o diferencial do passeio é a possibilidade de avistar algumas espécies de animais de hábito noturno. O estudo desses animais de forma aproximada e a ampliação dos sentidos são alguns dos ingredientes desta aventura. Entre as espécies que mais chamam a atenção e podem ser avistadas neste passeio estão os cogumelos bioluminescentes
Serviço
Para participar dos passeios dentro do PESM – Núcleo Caraguatatuba, as inscrições devem ser antecipadas, diretamente no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, situado na Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações, ligue: (12) 3882-5999, das 14h às 17h, acesse o hotsite ou mande um e-mail para:  nucleocaragua@hotmail.com.br .
 
PESM – Núcleo São Sebastião

Sítio Arqueológico São Francisco - O mais importante sítio arqueológico do PESM. Oferece ao visitante, aproximadamente 3 km quadrados de ruínas de aquedutos, terraços, fornos e oratórios, de mais de 200 anos de história de um engenho que era, na verdade, uma fazenda de escravos. Acesso somente por trilha. Nível de dificuldade médio, em um passeio de duas horas de duração.

Estrada da Limeira – Com 24 km de extensão, este caminho é indicado para a prática de mountain bike ou veículo 4×4. A estrada liga litoral ao planalto, com altitudes de até 900 m e mirantes de onde se avistam as praias de São Sebastião, riachos e diferentes cenários da Mata Atlântica.
Serviço
O PESM – Núcleo São Sebastião conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Informações Turísticas, que realiza o agendamento das trilhas e disponibiliza guias. Os interessados devem ligar para (12)3865-4335 ou (12)3892-2620. Para mais informações, escreva para: pesm.saosebatiao@fflorestal.sp.gov.br  , pesm.nss@gmail.com , ou acessar o hotsite da unidade.
 
PESM – Núcleo Picinguaba

Centro Cambucá de Observação de Aves - Área do Parque destinada à observação e estudo das aves. O Centro possui um grande lago com beleza paisagística excepcional, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além disso, existe a Trilha do Lago, com nível de dificuldade fácil, percurso de 1.000m com duração aproximada de 1h e 30min ida e volta.
Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda - Visita a comunidade Quilombola do Sertão da Fazenda. O roteiro inclui visita a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira; é possível também agendar um almoço tradicional na comunidade. Possui nível de dificuldade fácil e tem duração aproximadamente de 6h. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.
Serviço
O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR - 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email agendamento.picinguaba@gmail.com , ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para mais informações, ligue (12) 3832-1397, ou acesse o hotsite.
 
Parque Estadual da Ilhabela

Trilha do Pico do Baepi – A trilha do Pico do Baepi é uma das mais procuradas por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Com 7,4 km de extensão, esta é considerada uma trilha de alto nível de dificuldade, por ser bastante íngreme. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis. Antes do primeiro quilômetro, a trilha possui um mirante com vista para  Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de Ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes.  A flora e a fauna vão mudando conforme a altitude, até chegar ao pico, com 1.048 metros de altitude e uma vista 360 graus da Ilha. Não é recomendada a visita em dias de chuva ou chuva de véspera.
Serviço
Horário de funcionamento das trilhas: domingo a domingo, das 8h às 17h. A entrada no PEIb é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação.  Para mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3896-2585, (12) 3896-1646, ou acesse o hotsite
Fonte: CicloVivo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top