Produtos sustentáveis para construção civil


Seja uma reforma ou uma construção, a escolha dos produtos é um passo muito importante, afinal, além das cores e combinações, deve-se levar em consideração qualidade, fabricante responsável e toxidade.


Para ajudar os consumidores que ainda buscam mais esclarecimento sobre o assunto, uma dica é usar como referência selos como o SustentaX, que identifica produtos sustentáveis desde 2008. Por meio do site do selo é possível consultar produtos já licenciados e ainda solicitar a análise de produtos que não foram encontrados.
O SustentaX analisa características dos produtos como: se faz ou não mal à saúde, se possui qualidade comprovada, assim como responsabilidade socioambiental na fabricação e comercialização, e se possui uma comunicação ética.
Além disso, para arquitetos, engenheiros, especificadores e compradores (incluindo os governamentais) estão disponíveis, para consulta gratuita, dados adicionais para a utilização dos produtos em obras que visam certificações verdes, como LEED, AQUA e Procel Edifica.
O EcoD traz nesse shopping quatro produtos apontados pelo SustentaX como sustentáveis. Para conhecer mais acesse o site do selo.
  • Impermeabilizante
ipermeabilizante.jpg
O Colaza WPM, fabricado pela Clarus Technology, é uma membrana impermeabilizante de polímeros e borracha sintética e monocomponente, com aplicação difundida no segmento da construção civil. É um produto líquido, o que facilita a adaptação da conformação com qualquer superfície, além de ser a base de água e com baixa toxidade (teor de Compostos Orgânicos Voláteis). Outro diferencial importante é a aplicação a frio, minimizando a emissão de compostos orgânicos voláteis, comuns em processos a quente. Devido ao seu poder impermeabilizante, oferece grande proteção contra penetração de líquidos e formação de umidade preservando as estruturas.
  • Isolantes termoacústicos
isolante.jpg
Nos projetos comprometidos ecologicamente (Green Building) as Lãs Isosoft, fabricadas pela empresa Trisoft se adequam à causa por ser 100% reciclável e menos agressivas ao ambiente.
Para paredes de construção seca tipo drywall, as lãs são uma opção mais ecológica, pois há a possibilidade de modificações rápidas e variadas dos ambientes sem desperdício do material, podendo ser inclusive reutilizada.
Fabricadas sem adição de resinas, com densidade e dimensões projetadas para obter o máximo de resistência acústica e térmica, o produto alia vantagens como leveza e facilidade de transporte e manuseio, redução de irritações de pele, uma vez que não soltam fibras, e diminuição de proliferação de fungos e bactérias, já que são inertes.
O valor do produto varia a depender da espessura e densidade escolhida. O mais utilizado, com espessura de 50mm e densidade 10 kg/m³, sai por R$ 7,70 o m².
  • Proteção para pisos
promapiso.jpg

Desenvolvido para reduzir custos e desperdícios de materiais e aumentar a produtividade em obras e reformas ao proteger superfícies e pisos já instalados, o Promapiso, fabricado pela Promaflex, é uma manta laminada de espuma auto-adesiva, removível, de fácil fixação e média adesividade, flexível e resistente, que substitui os sacos de aniagem com gesso e também a proteção de papelão e resina. Pode ser fixado em pisos como porcelanatos, cerâmicas, laminados de madeira, madeira natural, granitos, mármores, vinílicos, cimento queimado, resina, entre outros. O m² do Promapiso custa R$ 10,00.
  • Tintas e Revestimentos
tinta.jpg
O Colaza Eco-Paint é um revestimento para superfícies metálicas de telhados e coberturas, de secagem rápida, sem odor e de fácil aplicação. Segundo o fabricante, possui ótima ancoragem e alta reflexão e irradiação solar. É de baixa toxidade e possui teor de COV de 14 g/L menos água, estando 72% abaixo do limite máximo admissível de teor para aplicação em paredes internas e externas.
O produto na cor branca apresenta SRI (Solar Reflectance Index) de 103, que indica a capacidade do material em rejeitar o aquecimento solar. Assim seu uso contribui para a diminuição do efeito de ilha de calor causado pela penetração do aquecimento solar dentro das construções.
Para saber mais informações do produto acesse o site da fabricante Clarus Technology, ou ligue (19)3465-9000. 


A MSA lança no mercado nacional um capacete para proteção individual produzido a partir de derivados da cana-de-açúcar. O material, 100% renovável, torna o capacete completamente reciclável. Além disso, a produção do capacete é mais sustentável, já que cada unidade produzida sequestra 230g de CO2 da atmosfera. “É o primeiro EPI (equipamento de proteção individual) produzido a partir de fonte 100% renovável, derivado da cana-de-açúcar. Após sua vida útil, poderá ser reaproveitado para a geração de outros produtos por ser 100% reciclável”, finaliza.O produto está disponível para venda na rede MSA no Brasil.



A fabricante de tintas Hydronorth foi a primeira a lançar a linha de produtos ecológicos para o setor.Ao todo são seis produtos da linha que inclui tinta acrílica de alta performance, massas, revestimento acrílico Graffiato®, esmalte base d´água, verniz base d´água e impermeabilizante para telhado branco.

Os produtos possuem baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), não exalam odor três horas após aplicação e tecnologia que a ação de germes, fungos, bactérias, microorganismos e algas. Além disso, possuem alta performance de secagem (cerca de 8h, que chega a ser cerca de 1/3 quando comparada às convencionais) e concentração.

A Hydronorth é membro associado ao GBG (Green Building Council) e fornecerá mais de 2 milhões de litros de tinta para serem usados exclusivamente em construções sustentáveis. O GBC emite o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e tem mais de 300 obras registradas para 2011.

Saiba mais sobre tintas sustentáveis na reportagem Tintas sustentáveis podem ser encontradas no mercado ou feitas em casa.


Fontes: EcoD e Atitude Sustentável

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top