Ideias visionárias para melhorar a vida dos ciclistas

Projetos inusitados buscam aumentar a segurança de quem usa bicicleta nos deslocamentos diários nos centros urbanos e tornar as cidades mais sustentáveis e amigas das magrelas.


Carros com airbag exterior
O capacete é o único instrumento de proteção de um ciclista urbano em caso de colisão. Mas a fabricante de carros holandesa TNO bolou uma solução que pode fazer diferença entre viver ou morrer, até mesmo para pedestres: um airbag exterior para carros. Dois anos de testes mostraram que o artifício reduz pela metade lesões ósseas e cerebrais.

O projeto recebeu 1 milhão de euros do Ministério de Infraestrutura e Ambiente da Holanda, que está preocupado em reduzir os acidentes fatais envolvendo magrelas. Mesmo em regiões famosas por estimular o uso de bicicleta como meio de transporte, o número de acidentes ainda é alto.

Sistema de freio automático
No Salão Automóvel de Genebra 2013, a fabricante sueca Volvo revelou um sistema inovador que detecta automaticamente quando ciclistas e pedestres se aproximam do carro, acionando um freio para evitar a colisão. O sistema consiste de um radar que está embutido na grade do carro e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central. A tarefa do radar é detectar objetos na frente do carro e quão longe estão, enquanto o sistema de câmera é encarregado de identificar os objetos. No caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo.


E que tal um estacionamento aéreo?
Encontrar um lugar para estacionar a magrela com segurança e da forma correta não é fácil. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as bikes devem ser deixadas num local específico, o bicicletário, por vezes raro de encontrar. Para resolver esse problema, o estúdio Manifesto Architecture, de Nova York, projetou um estacionamento para bicicletas nas alturas. O protótipo chamado de Bike Hanger se assemelha a uma roda gigante e é capaz de guardar entre 15 e 36 bikes, isso sem ocupar muito espaço ou atrapalhar o caminho dos pedestres.
O bicicletário vertical ainda funciona a base de energia limpa. Ao pedalar uma bicicleta estacionária na base da estrutura, o ciclista aciona duas grandes rodas e uma correia dentada que fazem a roda com cabides girar.

Opa, tô passando!
A falta de respeito no trânsito e até mesmo a desatenção de motoristas de veículos maiores, como ônibus e caminhões, são ameaças constantes na vida de quem pedala. Essa situação inspirou a estudante britânica de design Emily Brook, da Universidade de Brighton, a desenvolver um dispositivo de segurança que projeta uma imagem de uma bicicleta com um laser verde à frente do ciclista, alertando aos motoristas sobre sua presença.Essa marca ajuda a delimitar o espaço usado pelos ciclistas nas pista.


Autoestrada exclusiva
Ciclovias? Que nada, o negócio agora são as longas e largas autoestradas. Conhecidos pelas rodovias sem limite de velocidade para carros, os alemães querem dar a mesma alternativa para as magrelas. O país está construindo sua primeira autoestrada exclusiva para o trânsito das magrelas, que terá 85 km e ligará várias cidades, como Duisburg, Essen, Bochum e Dortmund.A ideia é estimular a população a usar bicicletas para percorrer trajetos que conectam as áreas rurais às vias urbanas. Copenhaguen, na Dinamarca, já tem uma autoestrada exclusiva para bikes, e planeja mais 26 rodovias do tipo.

Túneis elevados
O designer dominicano Richard Moreta Castillo também tem a solução para resolver os problemas de segurança enfrentados pelos ciclistas nas cidades. A proposta, chamada de Eco Bicimetro, prevê o desenvolvimento de túneis elevados com 10 km de comprimento que permitam as bicicletas driblar os pergiso do trânsito em terra. O designer estima que se 18 mil pessoas deixassem o carro em casa e usassem o túnel aéreo por mês, as emissões de CO2 cairiam em mais de uma tonelada. Além de proteger os ciclistas, os túneis estão cobertos com turbinas de geração de energia eólica e paineis fotovoltaicos.


Bicicletário vertical solar
Projetado pela empresa E-Mobility, o Biketower é um estacionmaneto de bicicleta totalmente automatizado que pode guardar até 112 bikes. Dependendo do número de magrelas, a altura da torre pode ser ajustada para ter um ou seis andares. O projeto prevê funcionamento 24h e, para os adeptos da mobilidade elétrica seria possível recarregar a bateria da magrela em estações de energia solar.

Bikecenter
A medida que o deslocamento por bicicleta se torna mais popular, aumenta a necessidade de instalações onde o ciclista possa tomar uma ducha, trocar de roupa e mesmo guardar a magrela com segurança. Pensando em atender a todas essas necessidades de uma vez só, a designer americana Annie Scheel projetou o BIKE, um lugar na cidade para os ciclistas chamarem de seu na Filadélfia. A estrutura de quatro andares contaria com estacionamento para quase 700 bikes, um misto de loja e oficina de bicicletas, um restaurante, um pátio, chuveiros, salas de reuniões e sistema de compartilhamento e aluguel de bicicletas.
Fonte: Exame






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