Carsharing, entenda como funcionam sistemas de compartilhamento de carros





É cada vez mais comum nos EUA e países da Europa os sistemas de compartilhamento de automóveis. Dentro de uma nova forma de pensar as cidades, mais amigável e menos nociva ao planeta e à saúde, é mais importante usufruir de um bem de consumo do que ser dono dele.

Em grandes cidades, o compartilhamento de carros (por exemplo, uso por hora, somente quando precisar) e a prática da carona entre amigos e colegas de trabalho são alternativas à lógica de cada um no seu carro, todos parados no trânsito.

Segundo o site da Zazcar, empresa de compartilhamento, diversos estudos realizados em comunidades onde o carsharing já foi implementado mostram que cada carro compartilhadopode tirar entre 4 a 28 veículos das ruas.

Também ficou comprovado que ao utilizar esse sistema, as pessoas passam a dirigir menos quilômetros por ano, uma vez que começam a se dar conta do real custo de se usar um carro.

Um pesquisa da KPMG com executivos das principais indústrias automotivas do mundo, divulgada neste ano, afirma que 72 por cento deles acreditam no conceito de mobilidade do serviço como alternativa à propriedade de carros em áreas urbanas (veja mais em reportagem do Estadão)

Zazcar
Aqui no Brasil, o melhor exemplo é a Zazcar, empresa que oferece carros por dia ou hora e planos de acordo com a frequência de uso. O cliente retira o carro em algum ponto Zazcar pela cidade, os chamados PODs, do inglês “Point of Departure”, e devolve no ponto que for mais conveniente.

A empresa tem como meta crescer sua base de clientes em quase 100 vezes nos próximos cinco anos. Por enquanto, a frota está distribuída em 45 pontos da capital paulista, mas há intenção de expandir o serviço para o Rio de Janeiro e outras capitais como Curitiba e Belo Horizonte.

Segundo o presidente da Zazcar, 25% dos 2,3 mil atuais usuários do serviço na empresa venderam seus carros ou deixaram de comprar novos veículos.

Caronetas
site integra colaboradores de empresas e centros comerciais com trajetos similares. É uma forma de compartilhar o mesmo carro, dividir custos e ajudar a diminuir o trânsito.


Após o cadastro e a aprovação da empresa, os colaboradores podem se inscrever e devem ser aprovados pelo e-mail corporativo ou por um responsável, o que aumenta a segurança do sistema. A meta do Caronetas é tirar 300 mil carros das ruas até o final deste ano.

Pelo mundo…
RelayRides, dos EUA, foi a primeira companhia do mundo a viabilizar o aluguel de carro entre indivíduos. O serviço de internet foi criado em 2010 e une proprietários dispostos a “alugar” seu carro particular e pessoas que precisam.

Pelo site, o dono do veículo define o preço e diz em qual horário estará disponível. Para fazer parte, carros e locatários passam por uma triagem: os veículos devem ter no máximo dez anos de uso e menos de 130.000 quilômetros e os motoristas precisam ter a carteira limpa de infrações.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top