Contratação de estudo de Potencial de Captação de Recursos para o Parque da Tijuca

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade publicaram um Termo de Referência (TR) para contratação de pessoa jurídica para elaborar o Estudo de Potencial de Captação de Recursos por meio da Adoção de Áreas e Patrocínio ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). A ação dá início aos trabalhos no âmbito da parceria em prol do Parque, assinada em março. As empresas interessadas devem contar com profissionais especializados em finanças, marketing e comunicação, dentre outros, para realizar estudo com os objetivos:
  • identificar, com base nos aspectos cênicos naturais, monumentais e nas demais infraestruturas instaladas no Parque Nacional da Tijuca, as áreas com potencial para o estabelecimento de acordos de patrocínio, adoção de áreas e outros apoios ao Parque Nacional;
  • valorar as áreas e monumentos identificados de forma a subsidiar o estabelecimento de acordos de adoção de áreas (patrocínio) com empresas e instituições públicas e privadas; e
  •  propor os requisitos de qualidade e conteúdos a serem observados na divulgação de patrocínios, adoção de áreas e da logomarca do Parque Nacional da Tijuca.
O trabalho deverá ser desenvolvido em quatro meses. Entre os produtos que deverão ser apresentados, estão a caracterização e valoração das “marcas” do Parque Nacional da Tijuca; estratégia de uso da logomarca do Parque; análise mercadológica para estabelecimento de patrocínios e adoção – incluindo propostas de exposição das marcas dos parceiros na sinalização, realização de eventos e uso externo na divulgação da parceria; proposição de estratégia para captação de recursos, com estimativa do potencial de arrecadação; dentre outros.
Todas as informações, como o detalhamento e formato dos produtos esperados, qualificações necessárias à equipe, critérios de avaliação e endereço para envio da proposta estão no Termo de Referência:

Sobre a iniciativa e o  Parque Nacional da Tijuca
Tijuca
Mundialmente famoso, e totalmente inserido na cidade do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca abrange uma área de 3.953 hectares. Além de abrigar a primeira grande floresta replantada do Mundo e excepcional patrimônio natural da Mata Atlântica, o Parque protege valiosos bens culturais e históricos, contemplando maciços rochosos, quedas d’água, riachos, fauna e flora do bioma Mata Atlântica. Entre os atrativos turísticos importantes protegidos pelo Parque destacam-se a Pedra da Gávea, a Vista Chinesa, o Parque Lage, o Morro do Corcovado, com o Monumento do Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca. A facilidade de acesso e os inúmeros atrativos fazem deste Parque o mais visitado do país, tendo registrado mais de 2,5 milhões de visitantes em 2012.
Manejar adequadamente o Parque para compatibilizar o turismo e a conservação e atender adequadamente os visitantes é um grande desafio, especialmente com a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014. Por outro lado, a intensa visitação e a grande exposição do Parque são oportunidades positivas para atrair parcerias e recursos para sua manutenção. Associar a imagem de uma empresa ao Parque Nacional da Tijuca pode gerar benefícios associados a ícones da cidade, à paisagem inigualável reconhecida como patrimônio mundial, a momentos de lazer e contemplação e à conservação da natureza. Para aproveitar todo esse potencial e fortalecer as iniciativas de conservação e manejo do Parque Nacional da Tijuca, é fundamental avaliar o potencial de captação de recursos a partir de parcerias e patrocínios.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top