Monte um guarda-roupa sustentável; veja 18 dicas de expert

Danielle Ferraz, consultora de imagem e expert em moda ecologicamente correta, costuma orientar suas clientes sobre como montar um closet sustentável. “Ensino a aproveitar da melhor maneira possível o que ela já tem e a comprar o que falta de forma inteligente, priorizando o custo-benefício e os materiais naturais”, conta.


Dar sugestões sobre como atualizar os looks conforme as mudanças das estações e tendências sem gastar muito também faz parte do trabalho dela. Confira, a seguir, e na aba de fotos, 18 dicas preciosas de Danielle para otimizar o guarda-roupa.

1 Encare o espelho e conheça seu corpo. Analisar suas proporções e saber valorizá-las é o primeiro passo para comprar roupas que realmente serão usadas.
2 Invista em básicos de qualidade. Camisetas, saias retas, calças de corte clássico e camisas de cores neutras facilitam a coordenação de suas peças.
3 Cuide bem de suas roupas para aumentar a vida útil delas. Fique de olho nas indicações de lavagem e secagem presentes na etiqueta. Nesse quesito, não invente moda!
4 Não é preciso ter 500 calças jeans! A calça escura e de modelagem reta, além de valorizar todos os biótipos, aumenta o leque de opções de uso já que também compõe looks mais arrumados.
5 As transparências, às vezes, não saem do armário por falta de peças do tipo “segunda pele” para serem usadas por baixo. Analise se não falta algo para compor as peças há tempos sem uso.
6 Para quem nunca dispensa o sutiã, um modelo sem alça é fundamental para acompanhar peças de alcinha e tomara-que-caia. A falta dele, muitas vezes, diminui o uso das peças que não combinam com sutiã aparecendo (e nada de alça de silicone, combinado?).
7 Camisa branca de algodão é uma das peças essenciais. Como uma tela, ajuda a compor qualquer estilo e faz bonito dia e noite. Dica: com uma míni paetizada e um maxicolar, você cria um look para a noite de arrasar. Enquanto de dia, com um short, compõe um visual despojado e urbano.
8 Informe-se: pequenos ajustes no modo de vestir determinadas peças atualizam seu guarda-roupa. Neste verão, por exemplo, usar camisas brancas amarradas com nozinhos está em alta.
9 Não, você não precisa ser Imelda Marcos! Um scarpin ou sandália nude com um salto confortável são curingas que caem bem com tudo. Até Kate Middleton não tira o seu scarpin nude dos pés.
10 Seu look deve “vestir” a sua personalidade. “Peneire” o que tem a sua cara – reflita a respeito antes de aderir a uma nova tendência.
11 Bijuterias são perfeitas para atualizar um look. Por exemplo: pulseiras coloridas e um colar rústico tornam o visual despojado, enquanto um bracelete e um maxicolar deixam o look mais poderoso.
12 Mais uma peça que considero curinga e que veste as mais diferentes personalidades e estilos: o blazer. Ele é um facilitador, já que dá um efeito “arrumado” instantâneo – mesmo se for num look descolado composto por camiseta e shorts, por exemplo. Um modelo branco combina com mais cores e estampas, além de rejuvenescer a aparência.
13 Garimpe em brechós. Reutilização é um dos lemas do guarda-roupa sustentável e nessas lojas é possível achar preciosidades daquelas que dão estilo imediato à produção. Fora que um visual personalizado está muito mais em alta do que o massificado...
14 Prefira bolsas lisas e/ou texturizadas de cores neutras às estampadas por logomarcas. Bolsas cheias de “logos” pesam em looks mais elaborados. E você não precisa estar cheia de grifes para ter estilo, certo?
15 Uma bolsa colorida vai bem no guarda-roupa, já que confere personalidade ao visual mais básico. Coral é um dos tons mais fáceis de coordenar.
16 Uma carteira de mão ou clutch para a noite é bem-vinda. De novo, menos é mais: um modelo de cor neutra e design arrojado confere estilo e vai com tudo.
17 Biojoias, ou seja, acessórios feitos com matéria-prima natural são abundantes em nosso país. Há vários designers criando peças cheias de beleza e qualidade. Além de ter DNA sustentável, as peças agregam estilo e personalidade a qualquer tipo de produção, já que fogem do que está em todas as lojas... Sem contar que são atemporais.
18 Valorizar-se, expressar sua personalidade por meio do que você veste e estar adequada a cada ocasião é a chave do estilo e do guarda-roupa consciente.
Fonte: Terra

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top