Pesquisadores norte-americanos desenvolvem combustível de CO2

Foto: EnvironmentBlog/Flickr
Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Geórgia está desenvolvendo um combustível a partir do dióxido de carbono, um dos maiores causadores da poluição do ar. Depois de ser aprimorada, a alternativa pode diminuir o uso de combustíveis fósseis e ainda mitigar as emissões de gases efeito estufa.


De acordo com a publicação Proceedings of the National Academy of Sciences, o método de conversão do gás carbônico em biocombustível é possível graças à atuação da bactéria Pyrococcus furiosus, micro-organismo que se desenvolve em áreas geotermais e águas em altas temperaturas.

No entanto, os pesquisadores do projeto fizeram alterações nas características da bactéria, possibilitando a produção de biocombustível mesmo em ambientes com temperaturas mais baixas.

Michael Adams, coautor do projeto, diz que a técnica de produção de biocombustível foi inspirada no processo de fotossíntese. “O que fizemos foi trabalhar um micro-organismo que faz com o dióxido de carbono exatamente o que as plantas fazem – absorver e gerar algo útil”, revelou Adams ao portal norte-americanoMongabay.

Além do combustível alternativo, a tecnologia também pode gerar diversos produtos químicos utilizados pela indústria, sem a necessidade de cultivar a matéria-prima para obter os recursos. De acordo com Adams, a tecnologia permite que o gás carbônico seja processado de maneira mais simples. “Podemos pegar diretamente o CO2 da atmosfera e transformá-lo em produtos úteis, como combustíveis e químicos, sem ter que passar por todo o processo ineficiente de cultivar plantas para depois extrair os açúcares de sua biomassa”.
Embora os estudos ainda estejam em fase de desenvolvimento, os cientistas estão otimistas com as previsões de avanço da nova tecnologia. “É um importante primeiro passo para um método eficiente e com custo competitivo para a produção de combustíveis”, finaliza Adams. Com informações do Mongabay.
Fonte: CicloVivo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top