Primeira antena 4G apresenta solução sustentável

Paulo Bernardo diz que o novo equipamento vai servir como exemplo para outras cidades brasileiras
Brasília, 06/03/13 – A primeira antena 4G integrada a site com baixo impacto visual e ambiental foi apresentada nesta tarde, em cerimônia no Clube do Choro que contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O equipamento foi desenvolvido pela operadora Vivo com tecnologia 100% nacional e instalada nas proximidades do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O diferencial da nova solução é que, ao utilizar postes já existentes, evita a construção de novas torres, oferece um visual mais limpo e consome menos energia.
“Esse trabalho para criar uma nova norma de licenciamento e instalação do equipamento com certeza ajuda a resolver questões de tecnologia de telefonia móvel e implantação da rede 4G, mas também vai servir de exemplo para todo o Brasil”, destacou o ministro. 

Além disso, acrescentou Bernardo, as cidades não querem ser “inundadas” por antenas: “Ninguém vai colocar uma antena gigantesca em Copacabana ou no Parque do Ibirapuera. Esses equipamentos são uma forma de ajudar a solucionar tais problemas”.
O ministro também ressaltou a importância da contribuição do equipamento para garantir condições para oferecer um serviço adequado de comunicação na Copa das Confederações e no Campeonato Mundial.

“Não queremos só ganhar a Copa do Mundo, temos que vencer nos quesitos de funcionamento de serviços. A questão da telecomunicação é absolutamente imprescindível para o evento. Se o estádio não tiver refletor não vai ter jogo e, se não tiver fibra óptica, também não vai ter”, afirmou.
noticia-06032013-02(Foto: Herivelto Batista).

Após a cerimônia, foi realizada demonstração da tecnologia do equipamento – que inclui as antenas fixadas num poste e as caixas subterrâneas de fiberblass, plástico reforçado com fibras de vidro – o que garante proteção contra a água e outros elementos, além de evitar qualquer tipo de impacto no subsolo.
A cerimônia de inauguração da antena contou ainda com a participação do presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente, do governador  Agnelo Queiroz, do presidente da Anatel, João Rezende; e de conselheiros da agência e de secretários do GDF.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top