Veja como é um terminal de aeroporto eficiente

Foster + Partners inaugurou recentemente o novo terminal de eficiência energética do Aeroporto Rainha Alia, localizado no sul de Amã, na Jordânia. O terminal modular vai buscar inspiração ao design islâmico tradicional para criar um espaço único que utiliza tecnologias passivas, de forma a manter uma temperatura constante durante as mudanças climáticas dramáticas que ocorrem na região desértica durante o Verão.


Além de criar uma estrutura visualmente marcante e eficiente, o projecto incorpora ainda espaços verdes ao ar livre que ajudam a purificar o ar e a compensar as emissões poluentes provenientes do tráfego aéreo.







Sabendo que “Amã é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo”, os arquitectos inspiraram-se para criar um telhado em cúpula que remonta ao tecido flutuante de uma tenda. Embora seja esteticamente impressionante, a forma modular também serve a um propósito prático: vai permitir a futura expansão do aeroporto de uma capacidade de 3,5 milhões para 12 milhões de passageiros por ano até 2030.

As cúpulas, feitas de cimento, estendem-se pelas fachadas de vidro do edifício para proporcionar uma sombra adicional, enquanto a massa de betão térmica elevada ajuda a garantir uma temperatura constante em todo o terminal. A parte inferior das cúpulas apresenta padrões com relevo que fazem lembrar as veias de uma folha, enquanto as clarabóias em forma de lágrima, colocadas entre as cúpulas, ajudam a inundar a estrutura com luz natural.

O betão visível do interior do terminal foi misturado com cascalho local, de modo a produzir uma cor de areia que cria uma continuidade visual entre o aeroporto e a paisagem exterior.

Os espaços exteriores servem fins ambientais, sociais e estéticos. Com duas zonas de saída que se estendem a partir de ambos os lados do corpo central, a estrutura inclui ainda espaços verdes que ajudam a purificar o ar, além de fornecerem uma visão pacífica para quem está no interior.

O pátio de entrada do edifício está coberto de árvores, pequenos jardins e bancos, proporcionando aos viajantes um espaço agradável onde se despedir dos entes queridos.
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top