As 5 gigantes de TI que lideram em soluções verdes

Elas saem na frente
São Paulo – Com a indústria de TI em expansão e a multiplicação de novos servidores, que aumentam a pressão sobre a demanda de energia, torna-se cada vez mais crítica a necessidade de manter o setor sustentável.

Algumas empresas já fazem a sua parte. É o que mostra a 6ª edição do ranking Leaderboard TI Cool, do grupo ambientalista Greenpeace, divulgado esta semana. O relatório classificou as 21 grandes empresas de TI por suas iniciativas verdes e potencial para influenciar as decisões globais sobre energia e clima. Veja nos slides a seguir as 10 gigantes de TI que lideram em soluções verdes.

Cisco
Pontuação total: 58/100 (1º lugar)
Soluções climáticas: 22/40 (2º lugar)
Uso de energia: 22/25 (1º lugar)
Apoio político: 12/35 (6º lugar)
O que diz o relatório: O desempenho da Cisco em cada uma das três áreas de avaliação apresenta melhorias contínuas, principalmente em relação aos compromissos para gerenciar sua pegada energética e aumentar a quantidade de energia renovável que alimenta suas operações.


Google
Pontuação total: 58/100 (1º lugar)
Soluções climáticas: 17/40 (7º lugar)
Uso de energia: 19/25 (3º lugar)
Apoio político: 23/35 (1º lugar)
O que diz o relatório: segundo o Greenpeace, o esforço de defesa continuado do Google em pról de fontes mais limpas de energia e a capacidade de investir, aos invés de só falar, ajuda a mantê-lo no topo do Cool Leaderboard TI, pelo segundo ano consecutivo, empatando com a Cisco. Investimentos em energia limpa do Google, que somam 1 bilhão de dólares desde 2010, mostram que as empresas podem desempenhar um papel importante no fortalecimento da indústria de energia renovável.

Ericsson
Pontuação total: 51/100 (3º lugar)
Soluções climáticas: 24/40 (2º lugar)
Uso de energia: 17/25 (8º lugar)
Apoio político: 10/35 (9º lugar)
O que diz o relatório: A Ericsson continua a fornecer exemplos de soluções de TI capazes de reduzir as emissões de gases efeito estufa. Entretanto, diz o relatório, enquanto ganha pontuações respeitáveis por seus esforços para reduzir a sua própria pegada operacional, ainda perde terreno para outras empresas.

Fujitsu
Pontuação total: 44/100 (4º lugar)
Soluções climáticas: 28/40 (1º lugar)
Uso de energia: 10/25 (14º lugar)
Apoio político: 6/35 (11º lugar)
O que diz o relatório: A Fujitsu tem bons exemplos e metodologias de soluções de energia, com ambição para continuar crescendo. No entanto, a empresa não adota como poderia fontes de energias renováveis nas suas próprias operações.


Wipro

Pontuação total: 43/100 (5º lugar)
Soluções climáticas: 9/40 (16º lugar)
Uso de energia: 19/25 (3º lugar)
Apoio político: 15/35 (4º lugar)
O que diz o relatório: A empresa de eletrônicos indiana tem seu melhor desempenho na área de energia, trabalhando pela redução de gases de efeito estufa (GEE) e utilizando fontes renováveis. A empresa estabeleceu uma meta de alcançar 85% de sua redução de emissões através de energia renovável e investe pesado nisso.
Fonte: Exame

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top