Brasileiro cria dispositivo que faz qualquer bicicleta gerar energia


O inventor brasileiro José Carlos Armelin é o responsável pela criação de um dispositivo capaz de gerar energia a partir das pedaladas. O rolo de treino é instalado em qualquer bicicleta e produz eletricidade para manter diversos equipamentos em funcionamento.


“Este produto foi criado para estimular a pratica atividade física dentro de casa e ainda se entreter com a energia elétrica gerada, além é claro de fazer muito bem a saúde”, conta o inventor e professor José Carlos Armelin, mesmo criador da tecnologia sustentável usada há mais de cinco anos pela Banda CO2 Zero, que faz shows com a energia gerada através das pedaladas.



A voltagem gerada pelo sistema é de 14,5 VCC, que, ao passar por um inversor de tensão, é transformada em 115 Volts. Neste formato, a eletricidade pode energizar os eletrônicos residenciais.

O montante produzido por ser utilizado no mesmo instante ou armazenado em baterias para abastecer TVs de LED, aparelhos de som, iluminação, cubos de guitarra, amplificador de voz, games, recarregar celulares, notebooks, iPads, iPhones, Tablets e eletrônicos em geral.

A capacidade total de geração do sistema pode chegar a 150 watts, o suficiente para fazer funcionar um TV LED de 42” ou ainda recarregar  40 celulares ao mesmo tempo. Por depender do esforço físico de quem pedala a bicicleta, a quantidade de eletricidade produzida está diretamente relacionada à ao preparo de quem pedala. Pessoas sedentárias normalmente geram apenas 50 watts, mas depois de treinar poderão alcançar a capacidade total.

Nas escolas este equipamento tem grande aplicação didática, podendo tem ser conceito e funcionamento trabalhado nas aulas de física, matemática e educação ambiental nos temas energia, sustentabilidade e eficiência energética.

O invento vem sendo preparado para atender a academias que queiram economizar na conta de luz. A ideia é permitir que os usuários utilizem suas bicicletas injetar a energia produzida na rede elétrica do estabelecimento, fazendo com que o valor da conta de luz diminua.

Este produto tem a patente requerida no Brasil é já esta sendo comercializado. Mais informações pelowww.pedalsustentavel.com.br.
Fonte: CicloVivo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top