Como obter o Selo Procel Eletrobras de Economia de energia

O Selo Procel de Economia de Energia ou simplesmente Selo Procel Eletrobras, foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. É um produto desenvolvido e concedido pela Eletrobras Procel e tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.


Dessa forma, o Selo estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente. Atualmente o Selo Procel Eletrobras é concedido a 36 categorias de equipamentos contemplando mais de 3.400 equipamentos de cerca de 200 empresas. Apenas no ano de 2012 foram comercializados cerca de 44 milhões de equipamentos com o Selo.

Geralmente, a introdução de um novo equipamento é motivada inicialmente pela percepção que um determinado produto apresenta em relação a algum potencial de conservação de energia. Este potencial deve ser verificado pela realização de um estudo de impacto energético. Este estudo é realizado com base em ensaios preliminares de modelos encontrados no mercado, informações de vendas fornecidas por associações e fabricantes e dados de posse e hábito obtidos pela pesquisa da Eletrobras. Os ensaios são realizados em laboratórios indicados pela Eletrobras Procel e acreditados pelo Inmetro, com base em normas técnicas, normalmente traduzidas e ou adaptadas de normas internacionais.

Após a definição de um novo produto, é necessário definir, juntamente com o laboratório, fabricantes e o Inmetro quais serão os critérios específicos para a concessão do Selo Procel Eletrobras. Segundo Daniel Bouts, arquiteto da Eletrobras, os critérios podem ser relativos a desempenho, sustentabilidade. “Os critérios são estabelecidos, normalmente com base em normas internacionais, mas com adaptações para realidade nacional, de forma a destacar os modelos com melhor desempenho e assim incentivar a sua aquisição. O aumento da procura pelos modelos com o Selo Procel Eletrobras estimula os fabricantes a buscarem o Selo para os demais itens da sua linha”, diz.

No Caso de reatores, o fabricante que desejar fazer uso do Selo Procel Eletrobras em modelo de sua linha de fabricação (ou em modelo importado) deverá comprovar, mediante ensaios, que os mesmos atendem os seguintes parâmetros: fator de eficácia, fator de potência, Distorção Harmônica Total (DHT) da corrente de alimentação e Fator de Fluxo Luminoso do Reator.
“Além de contribuir de imediato para a redução do consumo de energia no País as ações da Eletrobras Procel estão contribuindo para a conscientização das futuras gerações sobre a questão da eficiência energética”, explica.

Para o diretor geral do Laboratório Testtech, Álvaro Theisen, a Eletrobras Procel tem um papel muito importante para o país atualmente e para as próximas gerações. “Além de contribuir de imediato para a redução do consumo de energia no país as suas ações estão contribuindo para a conscientização das futuras gerações sobre a questão da eficiência energética. Em função disso, a Testtech Laboratórios considera uma prioridade contribuir com o Brasil através do Procel e trabalhar em parceria com a Eletrobras”, conclui.

Vale lembrar que Eletrobras Procel já investiu aproximadamente R$ 16 milhões na formação de uma rede de laboratórios de ensaios para concessão do Selo Procel Eletrobras. Essa rede é formada por mais de 20 laboratórios em centros de pesquisa e universidades, envolvendo mais de 150 profissionais, os quais em 2012, foram realizados cerca de 7.400 ensaios de eficiência energética em equipamentos. Os próximos equipamentos previstos a serem contemplado com o Selo Procel Eletrobras são os fornos micro-ondas, as luminárias para iluminação pública, os relés fotoelétricos, as TVs no modo ativo, as lâmpadas fluorescentes tubulares, as centrífugas e os fornos de padaria.
Daniel explica ainda o processo que o fabricante precisa fazer para ser certificado com o Selo: “Caso o fabricante deseje ter o Selo em seu produto, ele deve encaminhar amostras de cada modelo para ensaio laboratorial de forma verificar se o mesmo atende aos critérios exigidos para concessão do Selo. Caso o resultado dos ensaios seja favorável, o fabricante deverá encaminhar o relatório de ensaio para Eletrobras e preencher a documentação necessária para a sua inclusão no programa”.

Lista dos equipamentos atuais que possuem o Selo Procel Eletrobras
1 – Bomba Centrífuga – 2011
2 – Circulador de Ar – 2012
3 – Coletor Solar Plano – Aplicação Banho – 2000
4 – Coletor Solar Plano – Aplicação Piscina – 2000
5 – Condicionador de Ar – Janela – 1996
6 – Condicionador de Ar – Split Cassete – 2010
7 – Condicionador de Ar – Split Hi-Wall – 2004
8 – Condicionador de Ar – Split Piso-Teto – 2009
9 – Freezer Horizontal – 1998
10 – Freezer Vertical – 1995
11 – Freezer Vertical Frost-Free – 2003
12 – Lâmpada a Vapor de Sódio – 2008
13 – Lâmpadas Fluorescente Compacta – 2001
14 – Máquina de Lavar Roupa – Automática – 2006
15 – Máquina de Lavar Roupa – Lava e Seca – 2009
16 – Máquina de Lavar Roupa – Semiautomática – 2006
17 – Motor de Indução Trifásico – 1997
18 – Motobomba Centrífuga – 2011
19 – Painel Fotovoltaico de Geração de Energia – 2010
20 – Reator Eletromagnético para Lâmpada a Vapor de Sódio – 2002
21 – Reator Eletrônico para Lâmpadas Fluorescentes Tubular – 2010
22 – Refrigerador Combinado – 1995
23 – Refrigerador Combinado Frost-Free – 1998
24 – Refrigerador de 1 Porta – 1995
25 – Refrigerador de 1 Porta Compacto – 2002
26 – Refrigerador de 1 Porta Frost-Free – 2008
27 – Reservatório Térmico – Alta Pressão – 2005
28 – Reservatório Térmico – 2002
29 – Televisor CRT – Modo de Espera – 2007
30 – Televisor LCD – Modo de Espera – 2009
31 – Televisor LED – Modo de Espera – 2010
32 – Televisor Plasma – Modo de Espera – 2009
33 – Ventilador de Coluna – 2012
34 – Ventilador de Mesa – 2012
35 – Ventilador de Parede – 2012
36 – Ventilador de Teto – 2008
Fonte: Procel Info

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top