Usina de energia solar: conheça as maiores do mundo


O início do desenvolvimento de tecnologias solares, foi a partir de 1860 impulsionado por uma expectativa de que o carvão viria a ser escasso. No ano de 1974, estimava-se que apenas seis casas particulares em toda a América do Norte foram totalmente aquecidas ou resfriadas por sistemas de energia solar funcional.


Más foram com os embargos do petróleo de 1973 e 1979 que provocou uma crise na reorganização das políticas energéticas em todo o mundo e trouxe uma renovada atenção ao desenvolvimento de tecnologias de energia renovável. Logo, a energia solar se tornou fator chave no mercado de energia renovável, uma vez que o total da energia solar disponível na Terra é na ordem de 3,850 ZJ (zetajoules).

Maior usina solar do mundo - Emirados Árabes Unidos
Maior usina solar do mundo – Emirados Árabes Unidos

A tecnologia de energia solar se encontra em rápido desenvolvimento, tornando-a assim em uma alternativa praticável aos sistemas de energia convencional nos últimos anos, e o mercado está retribuindo a tudo isso com rápida expansão.

A usina de energia solar, em que, na maioria das vezes se configura com espelhos móveis ou fixos espalhados por uma área plana é conhecida também por energia ecológica, pois capta a luz do Sol – que representa uma fonte limpa e inesgotável de energia para o nosso planeta.

Essa prática de captação de energia está crescendo sua produção a uma taxa de 48% em média desde 2002, tornando-se assim a tecnologia energética que mais está crescendo.

No cenário europeu, Portugal é o país que figura mais horas de sol anuais, logo tem excelentes condições para utilizar esta energia renovável. É também em Portugal, que se localiza uma das maiores usinas de energia solar do mundo. Já no Brasil, a região nordeste, por ser uma região ensolarada, próxima do equador, apresenta condições mais propícias para receber usina de energia solar.


Esse mercado é promissor, e qualquer desenvolvimento tecnológico nessa área trará grandes benefícios não só ambientais, porém econômicos.

Abaixo você confere as 8 maiores usinas solares do mundo:

Parque Fotovoltaico de Olmedilla – Capacidade: 60 MW







Andasol, Andaluzia – Capacidade: 50 MW
Parque Fotovoltaico de Lieberose – Capacidade: 53 MW


Solar Energy Generating Systems – Capacidade: 354 MW
Nevada Solar One – Capacidade: 64 MW
Alvarado I – Capacidade: 50 MW
Martin Next Generation Solar Energy Center – Capacidade: 75 MW
Central Solar Fotovoltaica de Moura – Capacidade: 46 MW
Parque Solar de Strasskirchen – Capacidade: 54 MW

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top