Uma equipa de designers italianos apresentou um novo conceito de ponte que se propõe a gerar energia eléctrica tanto a partir de turbinas eólicas instaladas entre os pilares daquela como de células fotovoltaicas dispostas sobre o seu pavimento rodoviário.
As pontes são infraestruturas em regra bastante expostas aos elementos climatéricos, razão pela qual recebem uma quantidade considerável de ventos cruzados e de radiação solar. O conceito Solar Wind Bridge foi elaborado pelos designers Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino para a competição Solar Park Works – Solar Highway, na qual é pedido aos concorrentes que modernizem trechos de uma auto-estrada desactivada entre as povoações de Bagnera e Scilla (Itália).
A superfície da estrada que atravessa a ponte veria, de acordo com o projecto, o asfalto de tipo convencional subsituído por 20 km de ladrilhosSolar Roadways. O referido produto é basicamente uma densa grelha de células fotovoltaicas revestida por uma camada dura e transparente de plástico que tem capacidade para produzir cerca de 11,2 milhões de kWh por ano. A equipa defende que este sistema permite – em combinação com as 26 turbinas eólicas dispostas sob o tabuleiro da ponte e entre os seus pilares – produzir 36 milhões de kWh por ano, o suficiente para abastecer o equivalente a 15 mil habitações.
Para além dos ditos sistemas de geração de energia o tabuleiro da ponte inclui igualmente “passeios verdes” ao longo do seu comprimento, sendo constituídos por estufas com vista à produção de vegetais. Os viajantes poderiam assim parar para comprar frutas e legumes ao mesmo tempo que apreciam a vista panorâmica da ponte.
O Solar Wind Bridge foi galardoado com o segundo prémio do Solar Park Works – Solar Highway, e a integração de turbinas em pontes parece ser uma ideia bastante exequível.
Fonte:Gizmag