Uma empresa norte-americana acaba de receber dois milhões de dólares para dar continuidade ao seu projeto de transformar uma bicicleta padrão em híbrida. A ideia é criar uma roda traseira que impulsiona as pedaladas, reduzindo o esforço necessário para tirá-la do lugar, facilitando a vida do ciclista.
Chamada de “Roda de Copenhagen”, o produto possui um motor alimentado por uma bateria interna. O sistema apresenta uma função em que a roda é controlada por meio de sensores nos pedais e um aplicativo no smartphone que mede o esforço que o condutor deposita em cada pedal. Caso seja necessário, é oferecido um impulso adicional.
A “ajuda” do dispositivo pode ser controlada pelo ciclista. A ideia é que ele não precise sentir a diferença entre andar em uma superfície plana e em terrenos íngremes. Também não é necessário carregar a bicicleta todas as noites, uma vez que ela capta e armazena a energia dissipada durante uma frenagem ou descida.
O projeto nasceu no MIT SENSEable City Lab (Grupo de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e teve o patrocínio do prefeito de Copenhague, capital da Dinamarca. Agora, o produto está em processo de desenvolvimento pela Superpedestrian, uma startup de Boston que reúne uma equipe de designers e engenheiros com o objetivo de transformar a mobilidade urbana.
A Superpedestrian foi fundada em 2012 por Assaf Biderman, diretor adjunto de MIT SENSEable City Lab. Em seu site, a equipe afirma que visa proporcionar novas formas de mobilidade nas cidades. “Em última análise, a nossa visão é a de oferecer uma melhor qualidade de vida para todos”.
Em entrevista ao The New York Times, Biderman afirmou que a maior parte das cidades foram construídas em torno de topografias que exigem o transporte motorizado, o que torna o ciclismo e a caminhada atividades difíceis de serem praticadas.
A roda revolucionária está na pré-venda e a previsão é que já comece a ser entregue no início de 2014.
Fonte: CicloVivo