Vancouver, Cidade do Cabo e Abu Dhabi foram as vencedoras dos World Green Building Council’s Government Leadership Awards, que elegem as cidades com as infra-estruturas mais sustentáveis do mundo.
A competição (organizada pelo ICLEI e pela UN-HABITAT) deste ano tinha como base a Excelência Global nas Políticas Sustentáveis Locais dos Edifícios, refere o Inhabitat. As cidades vencedoras foram distinguidas pelas políticas e práticas que maximizam as oportunidades dos construtores mitigarem o seu impacto ambiental e anunciadas à margem da COP 19, que decorre em Varsóvia.
Vancouver, no Canadá (e na foto), venceu a categoria de “Best Green Building Policy” pelo seu “Plano de acção para uma cidade mais verde em 2020”. Como parte do seu objectivo de se tornar a cidade mais verde do mundo, as instituições locais estão a trabalhar com os moradores para promulgar mudanças radicais na forma como a cidade lida com as emissões de carbono, resíduos e gestão dos ecossistemas.
Alguns dos objectivos de Vancouver são bastante ambiciosos: todos os edifícios construídos de 2020 em diante devem ser neutros em carbono; redução de 20% do consumo de energia e emissão de gases com efeito de estufa nos edifícios já existentes até 2020; construção de um corredor verde de 28 quilómetros ao longo da costa, bem como a construção e uma ciclovia para transformar o sistema de transportes públicos.
A Cidade do Cabo (foto acima) foi reconhecida pelo seu programa de eficiência energética, que pretende reduzir o consumo de energia na cidade. Para que tal programa possa ser concretizado, o sistema de iluminação e sinalização luminosa foram melhorados, assim como as infra-estruturas públicas.
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, foi reconhecida pelo seu Estidama Pearl Rating System, que incentiva vários desenvolvimentos locais, através do apoio à conservação da água, redução do consumo de energia e do lixo e incentivo à reciclagem.
Fonte: Green Savers