Fabien Costeau, neto do oceanógrafo Jacques Costeau, vai viver um mês debaixo de água para chamar a atenção para a destruição dos oceanos. O projecto chama-se Mission 31 e está marcado para a Primavera 2014 em Aquarius, o único habitat marinho e laboratório subaquático do mundo, situado 19 metros abaixo do nível do mar em Florida Keys, Estados Unidos.
Fabien será ajudado por uma equipa de cientistas, exploradores e realizadores. “Tal como o meu avô, amo o fundo do mar e tenho o desejo de o exporar – pela ciência, educação, pelo nosso futuro colectivo e saúde”, explicou.
A equipa irá testar novas tecnologias, vai conduzir pesquisas sobre o efeito das alterações climáticas nos corais, esponjas e vida marinha, mapear o fundo do mar e estudar os impactos fisiológicos e psicológicos de viver a longo prazo submerso – viver em ambientes de altas pressões ou viver sem exposição solar durante longos períodos.
Acompanhe a Missão 31 no Facebook.
Os 31 dias da expedição serão filmados 24 horas/dia, em tempo real. Assim, milhares de estudantes poderão conversar com a equipa durante este tempo, podendo partilhar ideias e vê-la a trabalhar.
“Expolorámos menos de 5% dos nossos oceanos, há muito mais para ser descoberto”, explicou Fabien Costeau.
O trabalho será monitorizado por professores da Ciência Marinha do curso de Urban Coastal Sustainability Iniciativa da Northeastern University e da Universidade de Delaware e pode ser financiado no IndieGogo, aqui.
Fonte: Green Savers