A importância de ser um bom líder resulta na emancipação de uma empresa, sem dúvida. Essa postura garante a fluidez dos negócios. E agora, com as mídias digitais, não há como ignorar como as relações mudaram, inclusive as profissionais. Nesse sentido, vemos a necessidade de um líder estar também presentes nesses canais, e, principalmente, com as mesmas boas práticas para angariar o apoio de seus colaboradores.
Mas calma: isso não é um bicho-de-7-cabeças! Isso é muito bom para a imagem de uma empresa e ainda, possibilita um líder se conectar com mais facilidade, estabelecendo outros níveis de comunicação entre seus funcionários. Basta ter disciplina e praticar.
Abaixo, leia algumas dicas citadas no Jornal do Empreendedor sobre essas práticas:
#1. Seja você mesmo
Você não pode criar uma personalidade que não é quem você é verdadeiramente. Isso será impossível de sustentar e não vai ser genuíno para quem estiver seguindo você.Assim, encontre uma voz que seja confortável, honesta e verdadeira não apenas para você, mas para todas as pessoas ao seu redor. Seja aberto e transparente. Seja você mesmo, mas seja o melhor. Lembre-se: o humor é uma ferramenta de valor inestimável!
#2. Foque na mensagem
Você não pode ser tudo para todo mundo. E você não pode diluir a sua mensagem por conta disso. Assim, você vai deixar a sua essência para trás. As pessoas precisam saber que, quando leem suas mensagens, elas vão estar recebendo algo de valor que vai educar, inspirar ou energizá-los.
#3. Opte pela qualidade
Todos temos nossos líderes favoritos – dentro e fora das mídias sociais – cujos posts ficamos ansiosos por ler, porque sabemos que vamos aprender alguma coisa.Portanto, certifique-se que toda mensagem que você deixar para as pessoas vale a pena. Se a mensagem não for grande o suficiente, as pessoas não vão segui-lo.
#4. Inicie um diálogo real
Dentro ou fora das mídias sociais. Há poucas coisas mais excitantes do que criar e participar das conversas e problemas existentes das pessoas. Um pensamento leva a outro e, logo todos estão contribuindo em torno de um pensamento de pertencimento. Incentive esse resultado em sua comunidade, por meio de perguntas, solicitando ideias e sugestões da sua comunidade de liderados.Inicie um diálogo real com as pessoas que estão ao seu redor.
#5. Invista na sua presença
Assim como a mulher de César, um bom líder não precisa apenas ser bom. Ele precisa parecer ser um bom líder.Crie uma presença online e fora dela que demonstre às pessoas sua personalidade e ideias de modo que você se torne um profissional respeitado.
#6. Pense antes de abrir a boca
Isso não funciona apenas para as mídias sociais. A palavra – ou post – depois de proferido não tem volta. Seja espontâneo, aberto e reativo, mas sempre pense 2 vezes antes de fazer qualquer coisa ou emitir uma opinião. Mesmo que você negue, apague o post ou peça desculpas, as pessoas sempre vão lembrar do que você disse.
#7. Divirta-se
Soa tão estranho dizer para se divertir no que faz, mas isso é a razão de tudo. A linha entre o trabalho e a diversão é bem pequena. O seu sucesso é reflexo da sua postura.
Se divertir ajuda a transformar a sua atividade em algo autêntico.
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Este artigo foi adaptado do original, “7 Traits Of Highly Influential Leaders”, da Forbes.
Fonte: 3M Inovação