Quem não gostaria de economizar até 80% dos seus gastos mensais com combustível e de quebra ser mais ecológico? Isso é possível para quem compra um carro elétrico, como o Nissan Leaf: "encher o tanque" do modelo custa apenas 8 reais. O problema é que, no Brasil, custa 210 mil reais.
A boa notícia é que essa realidade pode mudar em breve. Já está em andamento no governo um pacote de incentivos que visa baratear o preço de híbridos eelétricos em até 60% a partir de janeiro de 2014 - assim, um Leaf custaria 90 mil reais.
Segundo fontes do setor, o governo deve aceitar a proposta encaminhada pela Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores), que sugere para esse tipo de veículo a isenção do IPI (Imposto para Produtos Industrializados) e a redução do imposto de importação. "Acredito que esse incentivo é o caminho mais natural para eletrificar a frota brasileira", diz Henry Joseph Junior, vice-presidente da Anfavea.
A proposta da associação prevê que cada montadora possa importar até 450 unidades com o desconto em 2014, porém esse volume subiria para 2 400 carros até 2017. O programa também quer estimular a nacionalização de peças e o financiamento para a fabricação de híbridos e elétricos em solo nacional.
ELETRICIDADE ACESSÍVEL
Nissan Leaf
Como fica - 90 mil
Hoje - 210 mil
Mitsubishi i-MiEVComo fica – 80 mil
Hoje - 200 mil
Renault ZoeC
Como fica – 85 mil
Hoje – 215 mil
Fonte: Quatro Rodas