O que é Aquaponia?
Aquaponia é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e aHidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água).
É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia.
Basta alimentar os peixes que o ciclo se fecha. O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas que por sua vez filtram a água para o peixe.
Os dois sistemas estão fisicamente separados e são interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com fezes de peixe para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes.
Esse sistema ja existe há 30 anos nos países asiáticos, Australia e nos EUA.
O que é Hidroponia?
Hidroponia ( do grego: água + trabalho) é o nome dado a um sistema de cultivo de plantascaracterizado por não precisar de terra (solo). As raizes das plantas ficam dentro da água. Soluções fertilizantes são adicionadas à água para alimentar as plantas.
Hoje em dia é possível encontrar muitos produtos hidropônicos nos supermercados. Os produtores encontraram na hidroponia muitas vantagens: ocupa um espaço reduzido e tem o clima da estufa controlado permitindo produzir o ano todo.
As plantas são cultivadas em estufa, sem necessidade do uso do solo. O que aumenta a produção, e a qualidade dos produtos, visto que os nutrientes são balanceados e controlados. Diminui a quantidade de água utilizada, por possuir um sistema fechado, etambém reduz o uso de agrotóxicos, por ser dentro de estufa, o que diminui o ataque de predadores e as intempéries do tempo, não havendo poluição do solo.
Além de utilizar um espaço muito menor do que a agricultura tradicional.
Claro que este aumento de produtividade depende da energia elétrica ou de algum sistema similar. Mas se torna uma alternativa onde o solo não mais comporta a plantação. Apesar de ainda ter um custo um pouco mais elevado.
A hidroponia hoje é mais difundida em países como a Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Japão, Austrália, Estados Unidos, México e áreas vizinhas da América Central.
No Brasil, esta técnica ainda não é muito difundida, sendo mais utilizada perto dos grandes centros urbanos onde as terras agricultáveis são mais escassas e caras. Sendo a região sudeste a campeã de produção hidropônica no Brasil.
Fonte: Ecoeficientes