Apple vai reduzir quantidade de produtos químicos utilizados na produção do iPhone

A Apple vai remover dois químicos tóxicos do processo de fabrico do iPhone. O objetivo é tornar o processo de produção dos dispositivos menos prejudicial à saúde dos trabalhadores. Assim, a gigante tecnológica norte-americana vai abandonar o uso do benzeno e do n-hexano, dois químicos tóxicos que eram até agora utilizados na linha final da produção do iPhone.

A decisão da Apple foi tomada depois da China Labor Watch e da Green America, duas organizações não-governamentais, lançarem petições para que a tecnológica removesse o uso de produtos químicos do processo de fabrico do iPhone, de maneira para proteger a saúde dos trabalhadores das fábricas chinesas.

A Apple afirma que a decisão foi tomada mesmo depois de uma investigação de quatro meses a 22 fábricas não ter encontrado provas de que o benzeno e o n-hexano estivessem a prejudicar as vidas de cerca de meio milhão de pessoas que trabalham nas fábricas. Adicionalmente, a empresa indica que não foram encontrados vestígios dos produtos químicos em 18 fábricas, ao passo que as quantidades encontradas nas outras fábricas estavam dentro dos níveis de segurança.

Além de retirar os dois químicos do processo de fabrico do iPhone, a Apple vai ainda exigir que as suas fábricas testem todas as substâncias utilizadas na fabricação do dispositivo para se assegurar que não contêm químicos, pelo menos nas fases finais de montagem, refere o Inhabitat.

Contudo, a Apple vai continuar a permitir o uso de produtos químicos nas fases iniciais de produção dos iPhones, diminuindo apenas as quantidades que podem estar presentes nestas fases.

“Isto é fazer tudo o que podemos fazer para diminuir a exposição aos produtos químicos e para ser sensível às preocupações dos trabalhadores e organizações”, afirmou a vice-presidente da Apple para as iniciativas ambientais, Lisa Jackson. “Achamos que é muito importante mostrarmos alguma liderança e olhar para o futuro, tentando utilizar produtos químicos verdes”.


O benzeno é um carcinogêneo que pode causar leucemia se não for manuseado corretamente. Já o n-hexano pode provocar danos ao nível do sistema nervoso. Ambos os produtos são utilizados em solventes para limpar maquinaria e produtos electrónicos.
Fonte: Inhabitat

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top