Aldeia medieval italiana transformada numa comunidade auto-suficiente ecológica

No noroeste de Itália, perto da fronteira francesa, uma aldeia medieval foi convertida numa pequena comunidade auto-suficiente. Os residentes que lá vivem cultivam as terras das imediações e habitam nos edifícios centenários em rocha, conhecidos como Torri Superiore.

A aldeia data do século XIII e está localizada num vale verdejante com vista para um rio.

O restauro da aldeia começou na década de 1990 e o projeto de reconversão incorporou vários princípios e materiais ecológicos, assegurando que a aldeia mantinha os traços medievais que a caracterizam. Para a renovação foi utilizada pedra local, calcário natural e isolação natural, de maneira a que a estética original dos edifícios permanece inalterada. Para os acabamentos finais foram utilizadas janelas de madeira e tintas ecológicas.


Agora, a aldeia renovada recorre a painéis solares para produzir energia e aquecer água. Também existem casas de banho de compostagem para os moradores utilizarem. A aldeia está incorporada na GEN Global Ecovillage Network e está desenvolvendo as suas metas de permacultura, com vários jardins de permacultura e pomares de fruta.

A maioria dos alimentos consumidos pelos habitantes de Torri é cultivada nos terrenos adjacentes através de ciclos orgânicos e sazonais. Adicionalmente, os habitantes desta aldeia italiana ainda produzem compotas, mel, azeite e pão. Já os animais circulam livremente pela aldeia, sendo fonte para os produtos lácteos, escreve o Inhabitat.

O objetivo desta aldeia ecológica é produzir a menor quantidade de lixo possível. Qualquer excesso de lixo orgânico é utilizado como alimento para os animais ou direcionado para a compostagem. Os poucos veículos de transporte existentes são suplementados com dois burros de carga.

Os projetos futuros desta eco-aldeia passam por diminuir ainda mais a pegada ecológica, restaurar o centro cultural e algumas habitações privadas e instalar mais painéis fotovoltaicos.

Fonte: Inhabitat.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top