Daqui a uns anos, espera-se que a ideia de ter um carro próprio e usá-lo para praticamente tudo ao longo do dia seja extinta, relegada às histórias que o pai contará aos filhos nos domingos em família nas casas futuristas flutuantes e servidas por robôs.
Atualmente, muito se faz mundo afora em ações que visam evitar o uso do automóvel como um veículo individual. Mas com certeza algo que realmente pegou em diversos lugares foi a ideia da carona solidária e do carsharing (o compartilhamento de carros); temos um grande número de serviços que oferecem a carona solidária aqui no Brasil e o carsharing já é realidade na França e nos EUA.
O compartilhamento de carros é uma ideia que visa diminuir tanto o tráfego quanto as emissões de poluentes - e usar combustíveis fósseis, apesar de amenizar, não elimina de fato o problema. Por isso que, de uns anos para cá, as companhias de carsharing têm incluído mais e mais EVs (veículos elétricos) nas suas frotas, e isso é completamente sensacional se não contarmos os problemas de infraestrutura.
Bateria poderá ser recarregada enquanto o carro estiver em movimento, graças à tecnologia de recarga por indução
Mas precisamos contar com esses problemas, pois são eles que impedem uma adoção maior de veículos elétricos pela indústria de carsharing. Os dois principais são: a falta de estações de recarga (a principal razão para utilização em massa desses veículos) e a ausência de um rentável e eficiente sistema para rastrear o veículo e conectá-lo aos outros e à infraestrutura.
Oito tecnologias
E é em volta da solução dessas questões que o German Fraunhofer Institute desenvolveu um novo projeto, que combina oito tecnologias desenvolvidas nos últimos anos em um carro-conceito, em que todas essas tecnologias estão integradas num único sistema que permite a comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura, compartilhamento de dados e recarga de bateria por rede sem fio. O carro-conceito foi apresentado na eCarTec, em Munique (Alemanha), no final de 2014.
O e-car desenvolvido contém um computador de bordo que conecta o veículo a diferentes serviços na nuvem, mandando e recebendo informações que serão cruciais para a eficiência do sistema. Os usuários terão a capacidade de rastrear o veículo por um aplicativo de celular e ainda conferirem quanto de bateria o carro possui.
Por falar em bateria, ela poderá ser recarregada enquanto o carro estiver em movimento, graças à tecnologia de recarga por indução; e o próprio veículo devolverá eletricidade para a rede. Essa forma de recarga promete ser muito mais rápida do que a feita nas atuais estações.
Fonte: EcoD