Florestas e biomas de todo o mundo ainda sofrem com o desmatamento ilegal. Embora haja a fiscalização, o processo de identificação dos autores do corte ainda é muito lento, dificultando o combate à prática. Visando solucionar esse problema, um novo projeto pretende facilitar a detecção do corte ilegal das florestas, rastreando o ato no momento em que é executado. Trata-se do Rainforest Connection (RFCx), um dispositivo que transforma smartphones inutilizados em aparelhos de escuta que poderão avisar via SMS os órgãos competentes quando as áreas de cobertura do aparelho estiverem ameaçadas. Dados são gerados em tempo real e transmitidos para as entidades responsáveis pela proteção ambiental.
O aparelho, que ainda passa por testes, é instalado no alto das árvores, para que não possa ser facilmente visualizado pelos criminosos. Alguns tipos de sons que indicam atividades de destruição ambiental, como tiros e motosseras são identificados pelo dispositivo, que, por sua vez, gera um alerta que é imediatamente repassado aos órgãos, para que possam coibir a ação e impedir que mais áreas sejam desmatadas. Cada equipamento é capaz de identificar ruídos de até 1 quilômetro de distância.
O projeto busca doações no site de financiamento coletivo Kickstarter. De acordo com a descrição, o objetivo é angariar o valor mínimo de 100 mil dólares. Atingida a quantia, aparelhos suficientes para proteger cerca de 300 quilômetros quadrados de florestas na África e na América do Sul serão construídos. A Amazônia é um dos prováveis destinos desse novo equipamento.
Fonte: O que você fez pelo planeta hoje