4 cronômetros interativos para compreender a gravidade (e a velocidade) do aquecimento global


4 cronômetros interativos para compreender a gravidade (e a velocidade) do aquecimento global


cronometros-the-guardian-560
Muito se fala sobre esse orçamento de carbono (ou volume de gases de efeito estufa), calculado pelos cientistas do clima, que poderia ser liberado na atmosfera sem causar ainda mais estragos ao planeta. Conheça os três números-chave nesta estimativa, indicados pelo jornal inglês The Guardian em sua campanha Keep it in the ground:
2ºC: limite máximo da elevação da temperatura para que os efeitos das mudanças climáticas não sejam devastadores;

565 gigatoneladas: quantidade de dióxido de carbono que podemos liberar na atmosfera até 2050 (o “orçamento de carbono”) e
2.795 gigatoneladas: volume total de CO2 emitido, caso todas as reservas de combustíveis fósseis já conhecidas fossem exploradas.

Para ajudar a compreender melhor a gravidade do aquecimento global – e como parte da mesma campanha – o jornal desenvolveu quatro medidores interativos, elaborados por Duncan Clark, editor de meio ambiente do jornal e pesquisador do UCL Energy Institute.
O primeiro, é um contador* que mostra, em tempo real, quanto falta para que o tal orçamento de carbono se esgote. Ele revela que, se seguirmos o ritmo atual de emissões de CO2 na atmosfera, em 17 anos, ou seja, no ano de 2032, não conseguiremos manter a elevação da temperatura na superfície terrestre em apenas 2oC. As consequências para o planeta são imprevisíveis e, muito provavelmente, de enorme impacto para o meio ambiente e à população mundial.
cronometro-orcamento-carbono-560
Os outros medidores interativos, também em tempo real, demonstram a quantidade e a velocidade com que os combustíveis fósseis foram e estão sendo explorados no planeta enquanto nós existimos.
O segundo, por exemplo, responde à pergunta “Quantos anos você terá quando esgotarmos o orçamento dos 2oC?”. Ou seja, revela – por meio de outa conta – o que disse o primeiro cronômetro. O internauta digita sua idade e descobre quantos anos terá quando liberarmos 565 gigatoneladas de dióxido de carbono.
cronometro-orcamento-carbono-extracao-gas-560
Com base em sua idade, o terceiro medidor indica qual volume de gás já foi explorado.
cronometro-orcamento-carbono-extracao-gas-queimando-560
E, para “causar” ainda mais, o último contador descobre a quantidade de carvão perfurada e queimada enquanto a página do jornal foi carregada.
cronometro-orcamento-carbono-queima-carvao-560
Esta iniciativa do jornal britânico é uma maneira de tornar o debate e os números sobre o aquecimento global mais acessíveis e reais para os leitores. As pessoas podem não entender a dimensão de uma gigatonelada, mas certamente irão compreender quando lerem que, em apenas 17 anos, a temperatura do planeta pode subir mais do que 2oC.
*O contador do The Guardian que mostra quando estará esgotado o orçamento de carbono do planeta leva em conta dados do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), Statistical Review of World Energy 2014, PBL Netherlands Environmental Assessment Agency e Global Carbon Project.

Imagens: reprodução The Guardian 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top