27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica


Esta data foi instituída por Decreto Federal em 1999, visando alertar os brasileiros para a preservação de um dos biomas mais ricos e mais ameaçados do planeta: a Mata Atlântica.  O bioma passou a ser homenageado nesta data porque no ano de 1560 o padre Anchieta assinou a "Carta de São Vicente”, em que descreveu a biodiversidade das florestas tropicais, incluindo este conjunto florestal.


 “Distribuída por 17 estados brasileiros, a Mata Atlântica continua prestando serviços ambientais relevantes, contudo, mesmo com a disseminação do reconhecimento de sua importância, apresenta situação ainda crítica, demandando ações urgentes de conservação e recuperação ambiental”. Este é um trecho da Carta da Mata Atlântica 2013.

Hoje a Mata está reduzida a 20% de seu território e apenas 7% do que restou é considerado bem conservado, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A mata já teve uma área de 1,3 milhão de metros quadrados.


A Mata Atlântica é o conjunto de ecossistemas mais alterado em sua cobertura original devido à intensa exploração econômica e ocupação, desde o período colonial, com a especulação do pau-brasil, o cultivo da cana de açúcar e o inicio da mineração do ouro, seguido do ciclo do café e da industrialização. Reduzida a aproximadamente 27% de sua área original e distribuída em milhares de pequenos fragmentos, os remanescentes de vegetação nativa ainda guardam altos índices de biodiversidade de fauna e flora e prestam inestimáveis serviços ambientais de proteção de mananciais hídricos e de contenção de encostas.

A Mata Atlântica é um dos conjuntos de ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. É composta por formações florestais, além de campos naturais, restingas, manguezais e outros tipos de vegetação considerados ecossistemas associados.

Sua área original cobria cerca de 15% do território nacional, uma superfície equivalente à aproximadamente 1,3 milhões de Km². Atualmente, a região da Mata Atlântica concentra cerca de 120 milhões de habitantes, abrange integral ou parcialmente quase 3.400 municípios de 17 estados, inclusive as maiores metrópoles do País, como Rio de Janeiro e São Paulo:

1º A biodiversidade da Mata Atlântica colabora para a produção científica, economia e produção de medicamentos;
2º A vegetação ajuda no controle de gases de efeito estufa;
3º Com as árvores, é possível reduzir os efeitos de uma tempestade;
4º A mata funciona como uma "grande esponja" durante os períodos chuvosos e ajuda a absorver as chuvas e reduzir as enchentes;
5º Além de prevenir as enchentes,  essa "grande esponja" evita o efeito da erosão do solo e protege os rios;
6º A biomassa gerada pela mata fertiliza o solo e fixa os nutrientes;
7º Decomposição e reabsorção de resíduos orgânicos;
8º Renovação espontânea de espécies, tanto animais como vegetais, que servem aos humanos como alimentos;
9º Geração de chuvas, através da transpiração das árvores;
10º Proteção contra os raios ultra-violetas.

Conquistas - Com a aprovação das últimas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no final de 2009 e início de 2010, o MMA conseguiu concluir todo o processo de regulamentação da Lei Mata Atlântica. Foram instituídas regras para as vegetações que faltavam: restinga (nº 417/2009) e campos de altitude (nº 423/2010). "Hoje podemos dizer que Lei da Mata Atlântica está com plena condição de ser operada em toda a sua dimensão", afirma João de Deus.

Para entender

Restinga é um conjunto de ecossistema onde se encontra vegetação herbácea, arbustiva, arbórea ou de mata de restinga, todas sob influência marinha e fluvio-marinha, como praias e dunas, cordões arenosos, depressões associadas, planícies e terraços. O corte da vegetação ocasiona uma reposição lenta, geralmente de porte e diversidade menores. Dada a fragilidade desse ecossistema, a vegetação exerce papel fundamental para a estabilização de dunas e mangues, assim como para a manutenção da drenagem natural.

Campo de altitude é um tipo de ecossistema que está associado com ambientes montano e alto montano. Pelo IBGE, a faixa de altitude que define esse ambiente varia em três faixas. Na região Sul campo de altitude ocorrem acima de 400 metros. Na região Sudeste acima de 500 metros e no Nordeste acima de 600. São áreas campestres, de vegetação herbácea, subarbustiva, que ocorre em relevos mais altos, de serra, de morros.

Na prática, a aprovação das Resoluções do Conama acaba com uma situação de tensão que havia, pois os órgãos ambientais não podiam licenciar nada nessas áreas enquanto não existisse a regulamentação prevista na lei. "Agora a lei permite licenciar para campos de altitude e restinga, que podem ter conversões desde que a vegetação esteja em estágio inicial. Se a vegetação estiver em estágio médio ou avançado existem algumas limitações, como o licenciamento para áreas de utilidade pública ou interesse social. O que a lei veda é a conversão de remanescentes que sejam caracterizados como primário ou em estágio avançado", explica João de Deus.

Para entender

Primária é a vegetação original, aquela que não foi alterada e a lei protege quase que integralmente, salvo em casos excepcionais de utilidade pública ou interesse social.

secundária é a vegetação que já foi suprimida e depois a área foi abandonada e ela começa naturalmente a se regenerar e vai passando por vários estágios: inicial, médio e avançado.

Na secundária inicial é possível mexer em qualquer situação, pode inclusive converter e fazer licenciamento. A média já tem limites. Pode, mas com certas condições. A avançada segue o mesmo raciocínio da primária.



Com informações do Ministério do Meio Ambiente: MMA

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top