“Plant for the Planet” - Rede Accor planta uma árvore a cada 5 toalhas reutilizadas

A empresa Accor Hospitality ou unidade de negócios hoteleiros presente na América Latina desde 1977, apresenta uma parceria com a ONG Nordesta que tem tudo para ser um sucesso, a intenção é boa, a empresa e sua rede de hotéis e seus clientes se reuniram para colaborar com o reflorestamento das margens (mata ciliar) da nascente do rio São Francisco, que anda em meio a tantas discussões em relação a sua transposição.

O fato é que, o Projeto “Plant for the Planet” ou “Plante para o planeta” é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente por meio de uma campanha em prol do plantio de um bilhão de árvores no mundo. A Accor se responsabilizou por plantar 3 milhões destas em regiões florestais do mundo e uma delas é o Brasil, preocupada em combater o aquecimento global, restaurar os ecossistemas e contribuir com as comunidades onde atua.

O projeto conta com a participação efetiva dos hóspedes, pois estes vão ser motivados a reutilizarem suas toalhas de banho por mais de uma noite. Com o slogan “Aqui, suas toalhas plantam árvores”, comunicados nos banheiros dos apartamentos indicam que a cada 5 toalhas reutilizadas uma nova árvore é plantada. O projeto será auditado por 4 anos, a ONG Nordesta tem o  objetivo de rearborizar 30 km ao longo das margens do rio São Francisco e desenvolver a apicultura* (uma caixa de abelhas a cada 3 mil mudas plantadas) pois as abelhas são responsáveis em grande parte da polinização das matas e ainda formar a população local para a gestão sustentável da madeira, o que eu acho importantíssimo.
A expectativa é de que, a criação de abelhas, a médio e a longo prazo, possa se tornar uma alternativa de explração dos recursos naturais com produção e comercialização de mel sem muitos danos aos meio e ainda contribuindo com a conservação do meio ambiente.
O plantio já foi iniciado, estima-se que até o fim do ano 90.000 (noventa mil) mudas já estejam plantadas.
___________________________________________
O “Plant for the planet” também faz parte do programa mundial da Accor conhecido como Earth Guest (2006). com 8 diretrizes principais voltadas à sociedade e ao meio ambiente. Os projetos voltados a sociedade ganham o nome de EGO e ao meio ambiente de ECO que abordam a conservação da energia, água reciclagem de lixo e biodiversidade.
Mais informações sobre o projeto? Plant for the planet.
Quer conhecer a rede? Accor Hospitality.
Fonte: Vivoverde

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top