Internet M2M: Vedafone cortou 3.5 milhões de toneladas de CO2 dos clientes devido ao uso da Internet M2M (machine-to-machine)


Vodafone ajudou os seus consumidores a poupar mais de 3,5 milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa, devido à sua capacidade para ligar aparelhos e partilhar informação através da Internet M2M (machine-to-machine).



A Internet M2M (machine-to-machine) refere-se à transferência de informação entre dois objetos ou máquinas.


De acordo com o último relatório de sustentabilidade da empresacitado pelo Edie, este objetivo foi atingido devido a soluções como serviços baseados na cloud, conference call, logística e contadores inteligentes.

Um dos serviços disponibilizados teve como pano de fundo contentores inteligentes para transmitir dados aos municípios, avisando-os da altura certa para que estes fossem esvaziados. Ao realizar apenas as viagens necessárias, as poupanças nas emissões de transportes chegou aos 18% numa das cidades monitorizadas.

“As aplicações de tecnologias M2M para redução de emissões de carbono são muito vastas – desde melhorar as operações de frota e tornar as utilities mais eficientes, a permitir uma maior utilização dos veículos eléctricos e monitorar remotamente os níveis de stock das máquinas de venda de produtos”, explica o relatório da Vodafone.

Outro dos exemplos publicados teve como pano de fundo a instalação de cartões SIM da marca em geradores movidos a energia solar em vários países africanos. Estes SIM permitiram aos operadores perceber os erros e falhas, instalar atualizações e monitorar a utilização e modos de pagamento – tudo a partir do Reino Unido.

Na Holanda, por outro lado, a Vodafone utiliza a sua rede para partilhar informações sobre a eficiência de condução de 1.500 condutores de autocarros. Ao entregar o feedback de volta aos condutores, a operadora em questão – Connexion – espera melhorar o nível de eficiência energética em mais de 5% ao ano, poupando mais de €2,7 milhões.

Porém, o sucesso da Vodafone em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa dos seus clientes não foi acompanhado pela sua própria atividade: as emissões aumentaram 10% de Março 2014 a Março 20154, tendo em conta o período homólogo, para os 2,8 milhões de toneladas de CO2e, ou seja, equivalente a CO2.


Este mau resultado levou a empresa a abandonar o objetivo de reduzir as emissões de CO2 nos mercados maduros em 50%, em Março de 2020, tendo em conta os resultados de 2006/2007.
Fonte: Green Savers

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