7 apps para ajudar quem precisa e quem quer doar sangue


Com o objetivo de mudar esse cenário, os alunos da graduação em Administração e Ciências Econômicas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), em São Paulo, tiveram a chance de criar um projeto destinado a ajudar quem precisa da doação de sangue e quem está disposto a doar, mas não sabe como.

O aplicativo Blooder procura facilitar o processo de doação para o usuário e unificar os pedidos de pessoas ou terceiros que necessitam de sangue.  Disponível nas plataformas dos sistemas IOS e Android, o Blooder é gratuito e por enquanto, reúne informações dos bancos de sangue das regiões da Grande São Paulo e Rio de Janeiro.

Para utilizar o app, o usuário preenche um cadastro por meio do seu perfil no Facebook. Feito isso, o sistema direciona para a tela inicial com dois botões: “receber” e “doar”. No primeiro, o usuário pode fazer um pedido de doação, seja para ele ou para um terceiro. Para isso, basta informar o banco de sangue ao qual a doação deve ser dirigida, dados do paciente e contar uma breve história sobre o porquê da necessidade do sangue.

Ao clicar em “doar”, abre-se um mapa com a localização atual do usuário e os bancos de sangue mais próximos. Ao selecionar um desses locais o doador tem acesso a um mural, que reúne todas as histórias e informações dos pacientes que necessitam de sangue. O usuário pode optar por fazer a doação de reposição para um paciente específico, ou doar genericamente para o banco de sangue.

O Blooder é também um movimento que tem como intuito incentivar a cultura da doação de sangue no país. “Iniciamos esse trabalho focando nos jovens. Queremos tornar a doação de sangue algo ‘descolado’, valorizado socialmente entre os brasileiros”, comenta André Beda, aluno do Insper e um dos fundadores do app. Para quem tem AppStore, baixe aqui, e Google Play aqui.

Mais apps



O aplicativo Eu curto doar, para iPhone e Android, disponibiliza uma área para quem estiver precisando de doadores realizarem um cadastro que, em seguida, será confirmado e o nome irá constar na relação dos que necessitam de sangue. O interessado pode divulgar nas suas redes sociais e fazer uma campanha para conseguir mais doadores.

A confirmação é um dia após ter inserido o nome na lista. É possível que interessados em doar encontrem alguém para beneficiar com a doação, após fazer um cadastro saberá onde pode doar.


O app Banco de Sangue é uma comunidade humanitária on-line. Útil para quem precisa de sangue solicitar para outras pessoas, encontrar endereços de Bancos de sangue e Hospitais. Útil também para doadores.


Baixe o app na AppleStore e se inscreva preenchendo os campos com nome, sobrenome, celular ou telefone fixo, Grupo Sanguíneo e país.


Projeto Hemoliga foi idealizado e desenvolvido para interagir com o público em potencial para aumentar o número de doadores e a frequência dessas doações. O sistema foi criado em uma plataforma web, onde os hemocentros divulgam diariamente os níveis de seus estoques por tipo sanguíneo.


Recentemente também lançaram um aplicativo para ajudar na difícil tarefa de manter os estoques de sangue em quantidade suficiente. Com o aplicativo, o interessado poderá acompanhar o estoque atual dos hemocentros parceiros, solicitar campanha para doação, visualizar as campanhas em curso e muito mais.

O aplicativo Hemoliga, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, Manaus, (Hemoam) também é usado no Rio Grande do Norte, São Paulo, Barueri e Osasco. Está disponível para Android.


No app Doe Sangue Mobile a pessoa faz um cadastro, passa a ser doador de sangue da lista do aplicativo e será notificado sempre que um hemocentro da região onde ela mora precisar de sangue. App Store.


Quando um banco de sangue precisa de sangue, por exemplo, (O-) o sistema dispara um aviso a todos os cadastrados (O-) que estejam aptos a doar, respeitando o prazo entre doações, e avisa onde poderá fazer o procedimento.

O app DoaSangue também proporciona que as pessoas procure os hospitais mais próximos com um menor deslocamento. Com o aplicativo você pode pesquisar os hospitais mais próximos da sua localização atual e verificar informações importantes como telefone, e-mail e o local dentro do hospital que é feita a coleta. App Store.
Fonte: 2b2 mgazine

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top