Sustentabilidade nas margens do rio Sena


Charmosa, romântica, cheia de estilo, todas essas e outras características já ouvimos de Paris, mas cada vez mais a capital francesa adiciona também, além do charme, atitudes sustentáveis à cidade. No verão “abre” as margens do rio Sena (berges de Seine) com muitas atividades criativas, seja ela uma praia artificial (Paris Plage), ou um espaço para descanso, feito com containers.



As margens do rio Sena que antigamente eram ocupadas por automóveis, em 2012 sofreram diversas mudanças para dar mais espaço aos pedestres e bicicletas. Suas vias foram fechadas para a circulação de veículos, um total de 2,5km, onde antes circulavam cerca de 40 mil unidades todos os dias. O objetivo foi fazer que turistas e moradores da capital francesa se apropriassem da área e a utilizassem de uma forma mais confortável, usufruindo de novas instalações, tais como cafés, esplanadas e jardins flutuantes, deixando ainda mais belas as margens do rio Sena. 



Paris Nas margens encontram-se espaços para esporte, jogos, praia, e até descanso. O projeto tem um aspecto moderno, além de algumas de suas instalações serem de containers como: banheiros públicos, quiosques de informação, bares e espaços chamados “Zzzz” que podem ser alugados para um piquenique particular ou simplesmente para relaxar. Ações sustentáveis como esta, de trazer a sociedade para um lazer social ao ar livre, ocupando a cidade, são cada vez mais vistas nas cidades européias.


Este ano acontece a 14ª edição da “Paris plage”, que simula uma praia nas margens do sena, na época do verão europeu.  A iniciativa é da prefeita Anne Hidalgo para tentar proporcionar o clima de férias em um ambiente cercado por carros, prédios e asfalto. “A ideia é que quem não puder sair da cidade no verão também desfrute do tempo livre para relaxar”, explicou a prefeita de Paris, que também informou que a ideia é inspirada em cidades como Barcelona, “que soube reconquistar o mar”. Imagem: REUTERS/Charles Platiau Todas as atividades são gratuitas, como esportes aquáticos, máquinas para fabricar cartões postais e biblioteca temporária com 300 títulos à disposição. Este ano trás a instalação como uma pequena fazenda de um clube náutico, baile para crianças, aulas de tiro ao alvo e a segunda edição do “Le Louvre à Paris Plages“, uma iniciativa para levar o emblemático museu do Louvre às ruas da cidade.


“Faremos várias oficinas lúdicas para as crianças, mas também para os adultos, para que conheçam algumas das coleções que temos no museu, como a que viaja em torno da chamada “O Egito dos Faraós”, para, definitivamente, despertar sua curiosidade pela arte”, explicaram à Agência Efe os responsáveis pela atividade. 
Fonte: sustentarqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top