Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação


Começam neste domingo, 20 de setembro, em Curitiba, os eventos organizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) paralelamente ao VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC).

Até segunda-feira, o MMA e o ICMBio reunirão os gestores das áreas apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) para debater temas como “Avaliação e monitoramento de gestão: Panorama, proposta e desafios”; "Programa de Monitoramento in situ (no local) da Biodiversidade - cenário atual e perspectivas" e “Cadastramento de famílias e diagnóstico socioeconômico em Unidades de Conservação federais de uso sustentável”.

A secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Ana Cristina Barros, participará do encontro com os gestores, dia 21. Na terça-feira (22), já na programação do VIII CBUC, apresentará palestra nas mesas “Programa de negócios e biodiversidade da CDB - painel capital natural”?e “Protected Planet Brazil”, com o objetivo de promover a integração entre o CBUC e a Oficina Regional da CDB sobre os avanços das metas de Aichi 11 (conservação de 17% das áreas terrestres e de águas continentais, e de 10% de áreas marinhas e costeiras, até 2020) e 12 (evitar a extinção e melhorar a situação das espécies ameaçadas conhecidas), nos países da América Latina e do Caribe.

Atividades
Na programação com os gestores das UCs, na segunda-feira, a analista ambiental do Departamento de Áreas Protegidas (DAP) do MMA Verônica Barros conduzirá uma discussão sobre "Comunicação em unidades de conservação", quando apresentará a Red de Comunicadores de Visión Amazónica, com o objetivo de envolver os gestores nas ações de comunicação do DAP/MMA.


Especialistas de várias partes do mundo e de diferentes áreas de atuação em torno da conservação da natureza estarão presentes no VIII CBUC. São esperados mais de 50 palestrantes do Brasil e de instituições estrangeiras, como o biólogo brasileiro Bráulio Dias, secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas; a diretora do DAP/MMA, Moara Giasson; e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti.

Os debates ocorrerão nas salas de conferência, simpósios e reuniões técnicas do Congresso, organizado pela Fundação Boticário. Mas será na plenária das moções que os participantes do evento terão a chance de apresentar e ver votadas suas propostas de mobilização envolvendo denúncia ou ação de representação social.
Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top