Mais de 90% das aves marinhas comem o lixo plástico a deriva nos oceanos


Poluição marinha: mais de 90% de aves marinhas tem traços de plástico em suas entranhas. As aves comem quantidades "astronômicas” de detritos marinhos que confundem com ovas de peixe e, as áreas onde mais se verifica este triste fenômeno são Austrália e Nova Zelândia.
Uma equipe de cientistas australianos vem estudando aves e detritos marinhos, descobrindo que muito mais aves marinhas foram afetadas em comparação com as estimativas anteriores. A figura hoje já é muito maior do que há algumas décadas, quando "apenas" 10% das aves marinhas foram encontradas em 1980 com plásticos em seus corpos.
O estudo, que foi publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, examinou 186 espécies de aves marinhas e analisou informações sobre o lixo localizado em seus habitats, além do comportamento alimentar e do tamanho dos seus corpos que, infelizmente, permitiam a ingestão do plástico. Os pesquisadores também consideraram estudos sobre a ingestão de plástico de 1962 a 2012 por diversas espécies de aves marinhas.

"Este é realmente um problema que afeta todas as pessoas e suas rotinas diárias", disse Boris Worm, um professor de biologia da Universidade de Dalhousie.
Os pesquisadores australianos determinaram que 90% das aves tiveram plástico em suas entranhas e o número vai aumentar nas próximas décadas se os hábitos das pessoas não mudarem. "Prevemos que a ingestão de plástico está aumentando nas aves marinhas, [e] chegará a 99% de todas as espécies em até 2050".
Nem precisa dizer que a ingestão de todo este plástico pode levar não só ao envenenamento das aves, mas também à obstrução intestinal e outras complicações que podem lhes causar a morte.
"O maior problema - conclui - é o rápido crescimento econômico e o aumento da utilização de plástico descartável em muitas partes do mundo, onde a recolha e a gestão de resíduos [como armazenamento e reciclagem seguros] não seguem o mesmo ritmo”.
Ou seja, no mundo inteiro os resíduos não são devidamente eliminados e passam das aves à toda a cadeia alimentar, em um piscar de olhos.
Como fazer a sua parte? Simples: diminua o consumo do plástico na sua vida!
Fonte: greenMe

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top