Tesla Motors, empresa pioneira no setor de carros elétricos lança o Model X, que tem portas asa de gaivota, faz 400 quilômetros com a bateria carregada e alcança 97km/h em 3,2 segundos.
Apesar de alguns anos de atraso, o momento é excelente: em meio ao escândalo das taxas de emissão de poluentes dos automóveis a diesel da Volkswagen , a empresa americana Tesla lançou o Model X, o primeiro SUV totalmente elétrico.
Elon Musk, presidente da Tesla, entregou os primeiros modelos nesta terça-feira (29/09) a seis clientes na fábrica em Fremont, na Califórnia. O lançamento era aguardado há anos. Os primeiros modelos do SUV elétrico haviam sido encomendados em 2012.
O Model X mais caro, custa 144 mil dólares. O automóvel é capaz de rodar 400 quilômetros com a bateria totalmente carregada, tem portas asas de gaivota e acelera de 0 a 97 quilômetros por hora em 3,2 segundos.
A Tesla, que até o momento oferecia apenas um modelo de carro elétrico, o Model S, um sedan esportivo, deseja atrair novos consumidores com o SUV. Os californianos acreditam que o novo carro é mais adequado às famílias, o que pode agradar também o público feminino.
A empresa mira, a longo prazo, o mercado de massa, que espera conquistar a partir de 2018 com o Model 3, de baixo custo, com preço em torno de 35 mil dólares. Para tal, é necessário que a Gigafactory, uma fábrica voltada à produção de baterias de baixo custo, fique pronta a tempo. O Model 3 deverá ser apresentado em março de 2016.
Com o Model X, a empresa adere a uma das mais fortes tendências do mercado automotivo nos Estados Unidos. Os veículos SUV já estão há um bom tempo no topo das vendas no país, ao lado das picapes.
Fonte: Revista Ecológica