Expedição da Nasa nos oceanos promete dados inéditos sobre recifes de coral


A Nasa vai lançar em 2016 uma expedição que durará três anos, mas o foco não será o espaço. A agência espacial americana usará instrumentos avançados em aviões e na água para examinar os recifes de coral ao redor do mundo, prometendo oferecer detalhes até então desconhecidos por pesquisadores.

Coral (Laboratório de Recifes de Coral Airborne) vai medir a condição destes ecossistemas ameaçados e criar uma base de dados única. 

Operado pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), agência de estudos meteorológicos e oceanográficos dos EUA, o projeto Coral Reef Watch prevê e relata as condições dos recifes de coral nas regiões tropicais, que são aquelas onde existem essas formações.

Os especialistas da Nasa relembram que o primeiro mapeamento dos recifes de coral e sua distribuição no mundo foi feito por Charles Darwin durante a sua viagem no navio Beagle, de 1832 a 1836. Ao voltar, um dos fatos que conferiu maior respeito científico ao trabalho de Darwin foi a comunicação sobre a teoria da origem dos recifes que o grande cientista fez à Sociedade Geológica de Londres, no dia 31 de maio de 1837. Darwin publicou, em 1842, um mapa sobre a estrutura e distribuição dos corais no mundo com o título: The Structure and Distribution of Coral Reefs.


Saiba mais
Os recifes de coral são formações resultantes do acúmulo de corais e de calcário de certas algas que, com o tempo e em condições favoráveis, se transformam numa ilha ou, pelo menos num atol (ilha oceânica em forma de anel). Nessa ilha, surgem estruturas coralíneas e de outros invertebrados, com o nascimento de uma lagoa interna, sem nenhuma ligação aparente com as rochas da crosta.


São ecossistemas com grande produtividade e biodiversidade. Em muitos casos, permitem pescarias intensas e turismo. A própria rocha é também utilizada em construção, principalmente em recifes que já se integraram à terra firme. Mas tudo isso exige permanentes cuidados de proteção ambiental.
Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top