Programa Praia Acessível: Pessoas com deficiência podem aproveitar banho de mar em 8 municípios da Baixada Santista.


As pessoas com deficiência também podem aproveitar as praias da região. Oito dos nove municípios da Baixada Santista participam do Programa Praia Acessível, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
As cadeiras anfíbias ficam à disposição dos banhistas com mobilidade reduzida. O equipamento é produzido com um tipo de pneu especial, que ajuda na locomoção pela areia, além de impedir que afundem na água. 

Veja as cidades que oferecem o serviço e como participar do programa:

Bertioga
De segunda a quinta-feira, das 9 às 15 horas, as cadeiras estão disponíveis na sede da Secretaria de Segurança e Cidadania (Avenida Thomé de Souza, 1.19, Praia da Enseada, no Centro). Também na Praia da Enseada, todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 9 às 15 horas, três cadeiras ficam disponíveis em uma tenda. Para utilizar o serviço é necessário que o deficiente esteja com um acompanhante. No bairro Rio da Praia, o Sesc Bertioga mantém um ponto na praia com três cadeiras e funciona diariamente, das 9 às 15 horas. Na praia de Boracéia, a Oscip Boracéia Viva também oferece os equipamentos diariamente, no mesmo horário. Mais informações: 3317-4257 (segunda a sexta-feira).

Guarujá 
Gerenciado pela Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS), a Cidade possui 12 cadeiras, distribuídas em três praias da Cidade: Tombo, Pitangueiras e Enseada (em frente ao Casa Grande Hotel). Para fazer o uso da cadeira é necessário se dirigir a uma das tendas. O funcionamento durante a semana ocorre mediante agendamento; já aos finais de semana, as cadeiras podem ser utilizadas das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: 3386 8307.

Itanhaém
As praias do Suarão, Cibratel e do Sonho recebem o Programa Praia Acessível, com seis cadeiras anfíbias. O equipamento está disponível de quinta-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Para participar basta levar documento do usuário e do acompanhante, além de preencher um termo de responsabilidade. 

Mongaguá
Três pontos estratégicos no município oferecem as cadeiras aos banhistas. A Colônia de Férias FETICOM (Avenida Gov. Mario Covas Jr, 814, Centro) conta com duas unidades. Já o Posto 1 do Corpo de Bombeiros, também no Centro (Avenida Gov. Mario Covas Jr, altura do número 1948), mantém três cadeiras. Por fim, o Quiosque Plataforma, em Agenor de Campos, disponibiliza dois equipamentos. Três unidades ficam de reserva. O horário de funcionamento dos postos é das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas, todos os sábados, domingos e feriados. Na época de temporada, o funcionamento se estende até as 19 horas. Não é necessário prévio agendamento. 

Peruíbe
As cadeiras ficam à disposição dos munícipes de quinta-feira a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na Regional do Esporte (antiga escola de surfe), praia do Jardim Ribamar. É necessário apresentar o RG para ter acesso à cadeira, que conta com a orientação e o apoio de monitores.Somente os grupos com cinco pessoas ou mais devem fazer o agendamento antecipado, pelo telefone do Setor de Acessibilidade: 3455-2071.

Praia Grande
Para participar do programa basta comparecer ao quiosque da praia do bairro Guilhermina (Avenida Presidente Castelo Branco 
esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898) de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, até o dia 10 de fevereiro.

Santos
Até o dia 18 de março, as entidades que trabalham com pessoas com deficiência podem agendar o uso das cadeiras anfíbias de segunda a quinta-feira (fora da programação, que ocorre de sexta-feira a domingo, das 10 às 16 horas, na Ponta da Praia em frente ao Aquário e no canal 3 em frente da Concha Acústica). O mesmo agendamento também pode ser feito por instituições que cuidam de idosos e necessitam da cadeira anfíbia. A cidade conta com oito equipamentos. Mais informações pelo telefone 3202-1911. agendamento é feito pelo e-mail codep@santos.sp.gov.br. É preciso informar o nome da instituição, quantidade de participantes, se vai levar profissional de apoio, dia e hora do passeio.

São Vicente
O município conta com dez cadeiras anfíbias que são utilizadas na escolinha de Surf, na Praia do Gonzaguinha, e na Praia do Itararé, na Escolinha Radical. Nesta temporada de verão, as cadeiras estão disponíveis das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O programa atende a qualquer pessoa, com o perfil necessário, acompanhada, em traje de banho e devidamente documentada.
Fonte: A Tribuna

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top