Reforma sustentável transforma museu na Holanda


Após um período de renovação de oito meses, o museu Biesbosch na Holanda foi reaberto ao público. A instituição foi transformada e ampliada pelo estúdio Marco Vermeulen com uma nova ala coberta por um enorme telhado verde que abriga um restaurante e espaço de exposições temporárias de arte contemporânea. A exposição permanente que explica o desenvolvimento histórico da região foi renovada pelo estúdio Joyce langezaal.

O belíssimo museu Biesboch está localizado perto da cidade holandesa de Dordrecht, a terra em torno do edifício do museu existente foi removido, transformando o local em uma ilha artificial. O projeto foi desenvolvido em resposta às preocupações de segurança, com a área convertida em zona de retenção de água como parte de um programa nacional de segurança.
O museu Biesboch antes da reforma.
g8
Com a reforma ele foi ampliado e ganhou enormes janelas de vidro e um belíssimo telhado verde.

Holanda renova o museu Biesbosch com um enorme telhado verde integrado a natureza stylo urbano-1
A moderna estrutura hexagonal dos pavilhões originais do museu foi mantida, com a adição de uma nova ala de mil metros quadrados ao lado sul-ocidental do edifício. A extensão abriga um restaurante orgânico que oferece vista para a paisagem adjacente, bem como espaço da galeria para exposições temporárias. Enquanto isso, a estrutura existente abriga a exposição permanente, uma biblioteca, um teatro multiuso, área de entrada e a loja do museu.

Holanda renova o museu Biesbosch com um enorme telhado verde integrado a natureza stylo urbano-2
Ambas as antigas e novas seções do museu estão rodeadas por trabalhos de terraplenagem e cobertas com um telhado verde de gramas e ervas. O telhado foi projetado para agregar valor ecológico e como um objeto escultórico que une a arte e a natureza, e ao mesmo tempo, manifesta a paisagem da região dentro do museu através das enormes janelas de vidro. Uma dobra no teto dá lugar a uma trilha de montanha e um posto de vigia.

Holanda renova o museu Biesbosch com um enorme telhado verde integrado a natureza stylo urbano-3

Com a instalação de telhados verdes na reforma sustentável, além de integrarem totalmente a edificação à paisagem, ajudam a amenizar a temperatura interna, melhorando a eficiência energética do edifício. Os visitantes também podem passear por elas através de passarelas que levam à um mirante que permite a vista ao redor do parque. 





O esgoto sanitário é purificado com plantas chamadas Salgueiro que tem o poder de absorver os poluentes da água e transformar em matéria orgânica. Depois de tratada a água é descarregada nas águas ao redor do museu que deságua no rio. Quando os salgueiros secam a madeira pode ser utilizada como combustível no fogão de biomassa ou para outros fins.










Imagens:  Ronald Tilleman 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top