7 motivos (reais!) para agradecer seu gato


O que seu amigo felino tem a ver com o seu colesterol? Ou com o meio ambiente? Veja o que dizem os pesquisadores!

Os gatos são ótima companhia – ao contrário do que muitos dizem.
Quem convive com esses bichanos sabe o quanto a sua fama é injusta. São animais carinhosos, inteligentes e muito habilidosos. Mas será que os seus tutores sabem que eles também fazem bem para a saúde, por exemplo?
Selecionamos algumas pesquisas curiosas que vão fazer você amar ainda mais o seu gato:

1. Boas vibrações, literalmente

Já se sentiu melhor depois de acariciar o seu gato? Pode ter uma explicação científica. Estudos recentes mostram que a frequência do ronronar dos gatos – aquele som que fazem quando estão felizes – ajuda ossos e músculos a sarar. Esta "tecnologia" felina pode ser usada para ajudar astronautas a manter sua massa muscula e densidade óssea no espa.

2. Faz bem para a sua saúde

A companhia de um gato também pode te ajudar a relaxar e a melhorar a sua pressão arterialcolesterol e até o estresse.

3. Faz bem para a saúde dos bebês

Pesquisas demonstram ainda que expor crianças regularmente a gatos ajuda a prevenir diversas doenças respiratórias, como a asma. O contato desde cedo também pode evitar que recém-nascidos desenvolvam alergias.
O motivo? Ter um gato em casa fortalece seu sistema imunológico.

4. Ajuda o seu coração

Como se não bastasse, cuidar de um gato também pode reduzir até 30% as suas chances de morrer de ataque cardíaco. Pelo menos é o que diz este estudo nos Estados Unidos, que acompanhou 4 mil pessoas durante 10 anos.

5. É mais ecológico

Nós amamos cachorros, mas nesse sentido os gatos levam a melhor: uma pesquisa de 2009 calculou a pegada ecológica dos animais de estimação. Foi calculado quanto de carbono é emitido para a produção de ração de cada espécie. Por consumirem porções geralmente menores e por se alimentarem mais de peixe do que de produtos com milho ou carne bovina, os gatos foram considerados “melhores” para o meio ambiente.

6. Ensina a ter empatia

Crescer em um lar com animais ajuda crianças a desenvolver habilidades sociais e empatia. No caso dos gatos, observou-se uma melhor compreensão do que outros estão pensando e sentindo. Isto significa que, antes de agir, as crianças levam em consideração como as suas ações vão afetar os outros.

7. Bônus

Se nenhum desses motivos te fez amar gatos, este certamente vai:

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top